INGRESSO

Comissão de Acompanhamento da seleção fez adequações nos conteúdos para torná-los mais objetivos. Documentos entram em vigor para candidatos dos subprogramas iniciados a partir deste ano

Novas Matrizes de Referência passam a valer para subprogramas iniciados a partir de 2023. Conteúdo está mais objetivo para quem pretende concorrer à vaga na UnB pela seleção. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Comissão de Acompanhamento do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília atualizou as Matrizes de Referência do processo seletivo para as próximas edições. A decisão se deu após professores de ensino médio das redes pública e privada solicitarem um aperfeiçoamento na disposição dos conteúdos e das habilidades a serem abordadas nas avaliações. As novas Matrizes estão em vigor para os estudantes que se candidatarem aos subprogramas do PAS iniciados a partir de 2023.

O Programa de Avaliação Seriada da UnB existe há 28 anos e se consolidou como um processo seletivo inovador. Além de ser uma avaliação em três etapas, a seleção contextualiza os candidatos por meio de obras de referência, tem perspectiva interdisciplinar e constrói objetos de conhecimento elaborados em parceria com a educação básica. Esses princípios e valores se mantêm nos novos documentos.

“Vamos manter o espírito. Todo mundo gosta e acha que é importante aprender assim, mas com uma matriz mais clara, mais objetiva e mais democrática, porque é um jogo que todos devem jogar sob as mesmas condições”, afirma Eloísa Pilati, vice-presidente da Comissão de Acompanhamento do Programa e diretora de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas.

Uma das principais mudanças é a organização das Matrizes em quatro áreas do conhecimento: humanidades, matemática, ciências da natureza e linguagens. Anteriormente, professores e alunos eram orientados por dez objetos do conhecimento, que, na avaliação deles, não eram precisos o suficiente para o planejamento pedagógico docente e para a elaboração da prova.

O novo documento explicita, ainda, os conteúdos a serem abordados nas diferentes áreas do saber em cada etapa, com o objetivo de delimitar os temas retratados e as finalidades. A matriz de linguagens, por exemplo, espera do candidato a capacidade de avaliar a integridade de declarações e a credibilidade de fontes e textos, identificando diferenças entre fatos e opiniões.

Integrante da Subcomissão de Linguagens, a assessora da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape/SEEDF), Alzira Neves Sandoval, menciona algumas das alterações significativas nesta área: "A avaliação de habilidades cognitivas em grau crescente de complexidade é uma inovação importante, pois considera a maturidade do estudante e o conhecimento acumulado ao longo de cada etapa do ensino médio. Além disso, destaco também alguns aspectos fundamentais para a formação do pensamento crítico que a nova Matriz passou a explicitar, como a distinção entre fato e opinião e a análise de textos de fontes diferentes", elenca, lembrando o impacto da disseminação de fake news.

O PAS foi criado em 1995 como um processo seletivo inovador, e desde então vem se atualizando. Seleção é oferecida em três etapas. Foto: Ed Alves/Correio Braziliense

Outra novidade é a criação do site próprio do Programa, onde estão disponíveis todas as Matrizes de Referência e outras informações sobre o certame.

O decano de Ensino de Graduação e presidente da Comissão de Acompanhamento do PAS, Diêgo Madureira, comenta que houve envolvimento de diferentes atores na elaboração das novas Matrizes. O grupo foi nomeado pelo decanato em 2021. “Todo o processo foi realizado de forma participativa, promovendo o diálogo da Universidade com a educação básica por meio de comissão composta por professores e professoras da UnB, Secretaria de Educação do DF e escolas particulares”, observa.

Também membro da Comissão, o professor do Departamento de Matemática da UnB Raimundo de Araújo Bastos Júnior acrescenta: "Os debates aconteceram em grupos menores (por área) e depois com toda a equipe. Essa diversidade de profissionais foi essencial para a elaboração das Matrizes do PAS atuais, tendo em vista a grande experiência tanto no ensino básico como no processo de formação de professores".

BIBLIOGRAFIA E OUTROS MATERIAIS – A lista de obras da primeira etapa do PAS foi atualizada em 2022; já a do PAS 2 e 3 serão modificadas este ano e em 2024, respectivamente. Para a seleção das novas obras de referência, a Comissão de Acompanhamento realizou uma consulta pública para que a comunidade pudesse dar sugestões. Segundo Eloísa Pilati, a experiência gerou bons resultados.

A consulta é a primeira parte do processo de seleção, seguida pela avaliação da Subcomissão de Obras do PAS com base nos seguintes critérios: acesso público garantido em todo território nacional; relevância científica (geração de questões contextualizadas); relevância pedagógica (capacidade de ser contextualizada na escola); relevância social (debate de temáticas presentes no cotidiano dos estudantes); interdisciplinaridade orgânica (potencial de geração de questões interdisciplinares); adequação à Matriz de Referência da etapa.

A revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da UnB, é uma das referências escolhidas para compor a lista de obras do PAS 1. Disponíveis na edição 21 da revista, cujo Dossiê aborda as ameaças ao Cerrado, a matéria Patrimônio (In)visível e o artigo A Agonia de um bioma estão entre os conteúdos abarcados para a etapa.

>> Leia a edição 21 da Darcy

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.