PROFESSORA EMÉRITA

Docente deixa legado na Sociologia, especialmente em temas relacionados a violência, segurança pública e direitos humanos

Maria Stela Grossi Porto, professora emérita da UnB, nasceu em Minas Gerais em 1945. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília lamenta a morte da professora emérita da Universidade de Brasília Maria Stela Grossi Porto, neste domingo (8). Referência em sua área de atuação, a docente do Departamento de Sociologia lutava contra um câncer. A reitoria publicou nota de pesar.

 

Maria Stela Grossi Porto recebeu o título de emérita em 2017, em uma celebração que reuniu dezenas de amigos, familiares e convidados no Auditório da Reitoria. Em discurso emocionado, ela lembrou pontos de sua trajetória e destacou a outorga do mesmo título feita em 2016 ao marido, o professor da Faculdade de Comunicação Sérgio Dayrell Porto. Ambos conheceram-se na graduação e dedicaram suas vidas ao universo acadêmico.

Com emoção, Maria Stela Grossi Porto recebeu seu título de Professora Emérita da UnB em 2017, pelas mãos da reitora Márcia Abrahão. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Formada pela própria UnB em 1976, vinda de Minas Gerais, Maria Stela seguiu os estudos no Canadá (mestrado e doutorado) e na França (pós-doutorado).

 

Ao longo do tempo, fortaleceu-se como especialista em violência, segurança e direitos humanos. Entre muitas outras pesquisas, produções e atuações nestes temas, foi também coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (Nevis/Ceam) da UnB.

 

Em 2003, Maria Stela fez história ao tornar-se a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Primeira reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão lamentou a morte: "A professora Stela deixa um legado importantíssimo para a Universidade e para a Sociologia. Sempre atuante, participou de diversas iniciativas, principalmente em relação ao combate à violência. Com certeza, é uma perda muito grande."

 

A SBS lamentou a morte da professora. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) emitiu nota de pesar na qual define Maria Stela como "uma referência intelectual incontornável". Colegas de profissão de todo o país, como Arthur Trindade Maranhão, Bela Feldman-Bianco, Céli Pinto e Miriam Pillar Grossi também publicaram mensagens de consternação.

 

Relembre a outorga do título de emérita a Maria Stela Grossi Porto, em 2017:

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.