REPÚDIO

Administração superior da Universidade se uniu à FD a favor da democracia

O tom do encontro foi de cobrança da punição dos responsáveis pelos ataques terroristas e de manifestações em defesa da democracia. Ex-reitor José Geraldo de Sousa Junior (em pé) foi um dos presentes na ocasião. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

A Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Brasília (UnB) realizou nesta segunda (9), no auditório da unidade, uma reunião extraordinária em protesto contra os atos antidemocráticos que vandalizaram a Praça dos Três Poderes, na capital federal, no último domingo (8). A manifestação contou com a presença de representantes da administração superior, estudantes e servidores da instituição. Os presentes uniram vozes pedindo respeito à soberania das eleições e punição aos responsáveis pelos atos de vandalismo.

A reitora Márcia Abrahão frisou a importância do posicionamento da FD para a Universidade. Segundo ela, a unidade acadêmica vem realizando um notório trabalho em defesa da democracia, sempre se manifestando nacionalmente em favor do Estado Democrático de Direito. A reitora ressaltou ainda que a UnB como um todo tem se esforçado em seguir os princípios que nortearam sua fundação.

“Nós somos uma universidade que foi construída sob os princípios da democracia. Somos uma instituição que possui essa história de luta e defesa da liberdade, e não iremos arredar um milímetro nesse importante posicionamento democrático para o nosso país. Vamos juntos! Contamos com a união da nossa comunidade acadêmica para resistirmos a esses vândalos”, discursou.

>> Leia a nota de repúdio da administração superior

A diretora da FD, Daniela de Moraes, explicou que a reunião representou a posição da Faculdade de Direito, que diligente e atenta à manutenção e a luta pela democracia, não poderia deixar de repudiar os enfrentamentos que foram realizados de maneira criminosa na capital federal

Comunidade lotou auditório da FD para endossar contrariedade aos atos antidemocráticos de domingo (8). Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

“Não poderíamos deixar de nos posicionarmos frente à comunidade acadêmica sobre o seu papel de atenção, de parceria, de colaboração com tudo que diz respeito à manutenção dos princípios fundamentais da constituição federal e dos preceitos democráticos de direito”, ressaltou a docente.

Aclamado pelos presentes, o ex-diretor da Faculdade de Direito e também ex-reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Junior, declarou: “Esse ato democrático realizado hoje, nesse auditório lotado, traduz a disposição da cidadania em expressar não só a luta pela manutenção dos valores democráticos da nossa sociedade, como também o papel que a UnB constrói do ponto de vista do seu protagonismo no país e na cidade. Queria cumprimentar a todos os presentes pela imediata e incontinente mobilização.”

Falaram ao público presente, ainda, os estudantes Vitória Queiroz e Pablo Matheus Costa, representantes do Centro Acadêmico de Direito (Cadir); a professora Eliene Novaes, presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB); e Cristiano Paixão, ex-coordenador de Relações Institucionais da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB (Catmv).

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães mobilizou uma assembleia geral no Instituto Central de Ciências (ICC) para debater e repudiar os recentes atos antidemocráticos. "Os estudantes sempre estiveram na linha de frente da construção de uma democracia participativa, então precisamos nos posicionar e entender nosso papel neste momento", defendeu Sofia Cartaxo, coordenadora geral do DCE.

Além dos eventos, a comunidade tem manifestado sua indignação por meio de notas. Confira abaixo algumas mensagens:

Nota do Consuni contra os atos antidemocráticos

Nota do Ceam contra atos antidemocráticos no DF

Nota do DSC contra atos antidemocráticos no DF

Nota da FD contra atos antidemocráticos no DF

Nota da FM contra atos antidemocráticos no DF

Nota da FS contra atos antidemocráticos no DF

Nota do ICS contra atos antidemocráticos no DF

Nota do IdA contra atos antidemocráticos no DF

Nota do IF contra atos antidemocráticos no DF

Nota do Neab contra atos antidemocráticos no DF

A unidade acadêmica que deseje ter sua nota listada acima deve enviar o material, em formato de texto, ao e-mail pauta@unb.br. | ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.