UnB Notícias
Nota do DSC contra atos antidemocráticos no DF
O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília vem repudiar as ações antidemocráticas que culminaram com a invasão das sedes dos três poderes da República Federativa do Brasil no dia 8 de janeiro de 2023. Enquanto nosso corpo de professores, servidores técnicos e estudantes tem se voltado ao debate público de políticas de saúde e de evidências científicas para recuperar um país assolado por uma crise sanitária decorrente da pandemia, sentimo-nos impelidos a reafirmar a importância das instituições democráticas.
A democracia e o republicanismo são princípios irrenunciáveis para a efetivação do direito à saúde e à educação. Somente com respeito aos três poderes serão efetivas as nossas ações em prol da formação de profissionais para os serviços de saúde e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Diante da tentativa desprezível e criminosa de destruir as condições institucionais para o debate republicano, nós nos somamos às demais unidades acadêmicas da Universidade de Brasília e às instituições de ensino superior na reprovação dos eventos que buscam desestabilizar o estado democrático de direito.
Os professores, servidores técnicos e estudantes do Deptº de Saúde Coletiva/FS/UnB
Nota aprovada no Colegiado do Departamento de Saúde Coletiva em 9 de janeiro de 2023
Natan Monsores de Sá
Chefe do Departamento de Saúde Coletiva
Faculdade de Ciências da Saúde