AÇÃO COLETIVA

Com identidade visual ousada, iniciativa aposta no agora como momento de projetar a Universidade de excelência dos próximos tempos

Slogan da campanha é um chamado à construção coletiva, no presente, de uma nova UnB para os próximos anos. Arte: Secom UnB

Por uma Universidade de Brasília mais inclusiva, participativa, multicultural, democrática, sustentável e criativa neste e nos próximos anos. Estes são alguns dos anseios para a instituição que florescem em 2023. Inspirada na atmosfera de renovação e de projeção de novos rumos não só para a UnB, mas para o país, a nova campanha institucional, Futuro é agora, convida a comunidade a se mobilizar frente à perspectiva otimista e propositiva do futuro, engajando-se na construção da Universidade que queremos. A iniciativa também incentiva docentes, técnicos, estudantes, terceirizados e sociedade em geral a experimentar, de forma ousada, novas possibilidades para concretização de horizontes promissores.

A campanha foi apresentada ao público nesta sexta-feira (13), durante a primeira reunião do Conselho Universitário (Consuni) de 2023. "A campanha institucional deste ano traz a Universidade de Brasília para o presente, sem esquecer seus 60 anos de existência, e projeta a instituição para construir um futuro no qual se consolide cada vez mais como uma universidade de excelência e de forte compromisso social, apta a enfrentar e superar novos desafios", detalha a reitora Márcia Abrahão.

A gestora vislumbra uma trajetória mais esperançosa para a Universidade. "Após os anos em que a pandemia de covid-19 obrigou a instituição a se reinventar para salvar vidas e a continuar cumprindo a sua missão, além de resistir aos seguidos ataques do governo federal, chegou a hora de retomar com força e muita disposição o nosso projeto de universidade: excelente, inclusivo, amoroso. Agora, portanto, já é o futuro."

DA IDEIA À MATERIALIZAÇÃO – A elaboração do conceito se deu de forma integrada, em reuniões entre a Secretaria de Comunicação (Secom), a UnBTV e a Assessoria de Comunicação Institucional do Gabinete da Reitoria (Ascom). Durante os encontros, uma chuva de ideias, na qual se destacaram palavras que representam as expectativas para a Universidade nos próximos anos, colaborou na decisão do mote direcionador.

Entenda as referências utilizadas no conceito da campanha. Arte: Secom UnB

A secretária de Comunicação da UnB, Mônica Nogueira, compara a ideia da atual campanha à da iniciativa do ano passado, que celebrou e reafirmou a importância histórica da Universidade de Brasília na defesa da democracia e da produção científica em seus 60 anos. “A campanha de 2023 está em uma perspectiva de chamar a Universidade e a sociedade para um processo colaborativo de construção do futuro agora”, pontua. “Nós podemos pensar o futuro como algo utópico e distante, mas também como uma oportunidade da gente fazê-lo e tomá-lo nas mãos.”

O projeto gráfico foi realizado pelo núcleo de Design da Secom, sob orientação da programadora visual Ana Rita Grilo. Trata-se de um trabalho arrojado, que difere das identidades visuais das campanhas institucionais dos últimos anos. As linhas sóbrias e cartesianas, tradicionais nas criações artísticas anteriores, dão lugar aos brushes e à textura concreta, com inspiração em intervenções urbanas como o estêncil e o lambe-lambe. As cores utilizadas na campanha também são um elemento inovador, uma vez que, atualmente, não fazem parte da paleta do Manual da Marca da UnB, que será revisado e ampliado futuramente.

>> Baixe os templates e as aplicações da identidade da campanha disponíveis

“Estou bem feliz com o projeto porque acredito que chegou a um resultado que, de fato, representa o conceito que queria se passar”, conta a servidora. “É uma campanha que rompe com o padrão das últimas que fizemos e que traz novas possibilidades de exploração visual da Universidade”, acrescenta Ana Rita.

O coordenador de pós-produção da UnBTV, Maurício Neves, acredita que a identidade visual da nova campanha é um estímulo à ocupação visual e estética dos ambientes da Universidade. “Ela traz um conceito alinhado ao atual momento político do país, reconhecendo a esperança e estimulando à ação”, descreve.

Como parte da proposta de experimentação própria à campanha, a Secretaria de Comunicação da UnB está em interlocução com o Coletivo Transverso, de arte urbana e poesia, para realização de ações conjuntas focadas em intervenções artísticas ao longo de 2023.

Identidade visual da campanha é inspirada em arte urbana. Arte: Secom UnB | Animação: André Gomes/Secom UnB

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.