GESTÃO

Iniciativa pretende reunir perspectivas e sugestões da população universitária para tornar o processo de elaboração do novo documento mais democrática

Durante oficina, integrantes da comissão do novo Plano Diretor, presidida por Benny Schvarsberg (acima), apresentou trabalho desenvolvido até o momento e promoveu dinâmicas junto à comunidade relacionadas às necessidades e experiências no campus Darcy Ribeiro. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A comissão de elaboração do novo Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) ofereceu a primeira oficina participativa na terça-feira (17). No auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH), estudantes e professores se reuniram com o propósito de colher sugestões da comunidade acadêmica. O primeiro eixo temático a promover as atividades foi o de Conservação e Gestão Sustentável de Recursos Naturais, de Áreas Protegidas e Demais Áreas Verdes.

A oficina começou com atividades dinâmicas que tinham o objetivo de propiciar uma escuta ampla sobre as vivências, as necessidades e o cotidiano dos participantes. Cada pessoa presente pôde compartilhar situações positivas que viveram no campus. Questões como o primeiro almoço no Restaurante Universitário, primeiro dia de aula presencial após a fase mais crítica da pandemia e momentos de lazer no jardim entre a Biblioteca Central e o Instituto Central de Ciências apareceram nas respostas da comunidade, em que a maioria era de estudantes.

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Cristiane Guinancio, responsável pela mediação da oficina, propôs que a comunidade pensasse em como transformariam o campus em um local ideal. “O que vocês sonham para a UnB?”, perguntou. Os participantes apresentaram pontos variados, como mais quadras esportivas, mais recursos para saída de campo em cursos que precisam realizar atividades externas, preservação do Cerrado e oportunidades de aulas interativas com o campus, ou seja, que não se situem apenas dentro de salas.

Guinancio reiterou a importância da atividade e disse que todos os tópicos serão considerados no momento de elaboração do Plano. “As respostas refletem o que queremos para o campus nos próximos dez anos. Nós ainda queremos ter essa experiência de escuta em diversos momentos e com públicos diversificados, para que a equipe do Plano Diretor possa ter clareza do que está bom e do que pode ser fortalecido”, detalhou.

Comunidade universitária deixou sugestões para estudos a serem realizados pela Comissão. Novas oficinas serão realizadas ao longo de janeiro sobre os diferentes eixos temáticos. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

ESTUDOS – Após a dinâmica, a professora do Departamento de Geografia Potira Meirelles Hermuche, chefe do eixo temático desta primeira oficina, fez uma breve apresentação a respeito de tudo que já foi levantado pela equipe e dos objetivos principais do eixo.

A comissão do Plano havia elaborado formulário de consulta pública que abarcava todos os eixos. Na equipe de Conservação, conseguiram observar a necessidade de ampliar o projeto do Plano Diretor como forma de educação para a comunidade acadêmica.

Uma das pesquisas mostrou, por exemplo, que grande parte da população universitária da UnB considera que a área de Cerrado está bem preservada, o que não reflete a realidade estudada pelo grupo. “Concluímos que a comunidade, no geral, não tem uma visão muito clara do conceito de área verde e da qualificação desses espaços. Acredito que, além do trabalho de recuperação das áreas, temos que fazer um trabalho de educação ambiental com a comunidade acadêmica”, afirmou Hermuche.

Os participantes da oficina puderam dar sugestões para novos estudos a serem realizados pela equipe. Foram elas: estudar locais específicos para instalação de corpos d’agua em áreas de reflorestamento, pensar em utilizar a vegetação agave — um tipo de plantas suculentas — para restauração do solo e ampliar a conexão e a interação do campus com o lago.

PARTICIPE – O próximo eixo a oferecer oficina será Paisagem e Paisagismo. O evento acontecerá na sexta-feira (20), às 9h, no mezanino da FAU. A programação para os outros encontros já está disponível. Confira:

23 de janeiro
Infraestrutura de Transporte e Mobilidade
Participe respondendo à pesquisa
Às 14h, no Auditório do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan)

26 de janeiro
Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural