INTERNACIONAL

Em evento organizado por empresa júnior de Engenharia de Produção, discentes aplicam conhecimentos na elaboração de alternativas para Lixão da Estrutural

Estudantes da Dinamarca, Rússia e Lituânia fazem parte do grupo que veio da Universidade de Aalborg para o SDG Challenge. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Estudantes, professores e pesquisadores da Engenharia de Produção da Universidade de Brasília e da Universidade de Aalborg (AAU), na Dinamarca, estão pensando soluções para fomentar o desenvolvimento sustentável em Brasília em encontro internacional. O Sustainable Development Goals Challenge (SDG Challenge) está em sua sétima edição e, desta vez, tem como principal foco viabilizar alternativas para problemas remanescentes do fechamento do antigo Lixão da Estrutural, como a situação dos catadores de lixo. O evento ocorre até sábado (28) e é restrito aos inscritos.

A cada semestre, a iniciativa reúne estudantes, em diferentes universidades, para aplicar seus conhecimentos em projetos e produtos voltados à sustentabilidade e à implementação da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste 7° SDG Challenge, a proposta é que as soluções produzidas para Brasília sirvam de modelo para o encerramento das atividades de outros lixões no Brasil. As ideias são baseadas em conhecimentos nas áreas de tecnologia da informação, engenharia e pesquisa social.

A parceria entre a Universidade de Brasília e a AAU é liderada pelo Grupo Gestão, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção da UnB. A EJ participou, em 2018, da idealização do evento junto a professores e estudantes da UnB e da AAU, e hoje é uma das responsáveis pela organização do SDG Challenge. A atuação da empresa inclui delimitar os objetivos a cada semestre, montar a programação e oferecer estadia para os estudantes que vieram do país europeu.

Gabriel de Lanna Fiuza (em pé) foi integrante do Grupo Gestão e coordena o 7º SDG Challenge. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Gabriel de Lanna Fiuza é estudante do oitavo semestre de Engenharia de Produção e coordenador desta edição do SDG Challenge. “Esse talvez seja um dos pouquíssimos, senão único caso no mundo de uma empresa júnior ter esse tipo de parceria internacional com outra universidade para promover trabalhos em conjunto”, frisa.

Ele deixou o Grupo Gestão no final do ano passado, mas afirma que “é sempre um prazer estar envolvido com o projeto”. “Estamos juntos desde a criação em 2018, onde nós fomos um dos fundadores, e é sempre uma experiência muito rica ter membros do Grupo Gestão ajudando a tornar isso realidade”, completa Gabriel Fiuza.

Sobre a parceria com a AAU, o professor aposentado da Faculdade de Tecnologia João Mello da Silva, um dos cofundadores do evento e integrante da equipe que implantou o curso de Engenharia de Produção na UnB, explica como se deu a aproximação entre as instituições. Segundo ele, a iniciativa tem potencializado a internacionalização da Universidade com apoio dos discentes. “Em 2017, fui em um evento em Bogotá sobre gestão de projetos, e lá eu conheci uma professora de lá que acreditava que o projeto inicial de Darcy Ribeiro para a UnB era pioneiro ao romper com o tradicionalismo e atender a sociedade”, relembra as primeiras tratativas.

O professor enfatiza o trabalho de referência da instituição dinamarquesa. “A Universidade de Aalborg é um modelo para nós da Engenharia de Produção, porque ela é PBL [Project Based Learning]”, destaca. O PBL, em português Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), é uma metodologia de aprendizagem ativa que enfatiza a atuação do aluno na elaboração de serviços em sistemas sustentáveis de produção.

A comitiva da Universidade de Aalborg no evento é liderada pelo professor Jens Myrup Pedersen, que, juntamente com João Mello da Silva, é um dos fundadores do SDG Challenge. Além do docente, o egresso da UnB e gerente de projetos da AAU, Mateus Halbe Torres, é um dos líderes dos estudantes – entre dinamarqueses, russos e lituanos – em visita à Universidade de Brasília.

O evento é focado em estudantes de Ciências da Computação e Engenharia, mas outros discentes de cursos são bem-vindos. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

“As expectativas dos dinamarqueses [e demais alunos estrangeiros] é vivenciar um cenário que às vezes eles não têm acesso”, afirma Mateus. O egresso aponta ainda que eles buscam entender outras naturezas de problemas que podem surgir apenas no Brasil: “Por ambos os lados, o objetivo é gerar impacto. Para nós brasileiros é interessante, porque eles são representantes de uma instituição de ensino de altíssima qualidade e podem ajudar com os nossos problemas, e para os dinamarqueses, é importante para aplicar conhecimentos e entender outras realidades.”

DESAFIO – A programação oficial do evento vai até sexta-feira (27), mas há atividades de integração no sábado (28). A abertura ocorreu na segunda (23), no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), onde foram dadas as boas-vindas aos participantes estrangeiros e houve uma apresentação do projeto e dos objetivos. Representantes da Embaixada da Dinamarca, parceira desde a última edição, estiveram presentes.

O evento divide-se em seis fases. A primeira foi realizada nesta terça-feira (24) e consistiu em separar os grupos, reconhecer os problemas atribuídos a eles e rascunhar as primeiras ideias. Na manhã de quarta-feira (25), os participantes visitaram o Complexo Integrado de Reciclagem (CIR) do DF e, pela tarde, ajustaram as ideias que tiveram no dia anterior com base no que viram no local.

Na quinta-feira (26), eles continuam a desenvolver as soluções no período da tarde, e na sexta-feira (27), ocorre o encerramento da edição, com os estudantes apresentando os trabalhos finais.

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.