BRASIL-JAPÃO

VIII Jornada Interinstitucional de Estudos Japoneses marca celebração da data

Evento no auditório do IB marca os 25 anos do curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa na UnB. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Em comemoração aos 60 anos do Instituto de Letras e 25 anos do curso de Letras Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa, a UnB sediou a VIII Jornada Interinstitucional de Estudos Japoneses. O evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes de diferentes instituições no Auditório 1 do IB, no campus Darcy Ribeiro, nesta quarta (1º) e quinta-feira (2).

O evento encerra as ações de extensão que tiveram início no 2º semestre de 2021 e ocorreram durante todo o ano de 2022, período marcado por fóruns de discussão com pesquisadores do Brasil e exterior sobre diferentes temas ligados à relação Brasil-Japão, como ensino-aprendizagem da língua japonesa, literatura japonesa, imigração japonesa, entre outros.

“O curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa celebra 25 anos neste semestre e 42 anos de ensino de língua japonesa na UnB. É uma jornada exitosa, com frutos visíveis”, disse o coordenador do curso, Fausto Pinheiro, na mesa de abertura. “O curso tem por objetivo principal a formação de professores e muitos de nossos formandos seguem a carreira docente. No quadro permanente da UnB, por exemplo, temos quatro alunos formados aqui”, destacou.

>> Professor do IL é homenageado pela Embaixada do Japão

Ele também ressaltou a presença de egressos da UnB em escolas de idiomas e outras instituições de ensino, se dedicando também à pesquisa e para a divulgação da língua japonesa no Brasil. “Esperamos que o curso continue por muitas décadas e contribua para o aprimoramento das relações amistosas e benéficas entre Brasil e Japão”, completou.

A programação contou com a presença dos professores Leiko Morales, da Universidade de São Paulo (USP) e Cacio Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de representantes de sete unidades do Centro Interescolar de Línguas (CIL) no Dsitrito Federal, onde, há 12 anos, a língua japonesa é ensinada. Também participaram a Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra) e a Embaixada do Japão no Brasil.

O vice-reitor Enrique Huelva, que recebeu recentemente uma honraria do mérito sino-brasileiro, fez parte da mesa da cerimônia.

 

Leia também:

>> Foi escolhida(o)? Responda a Consulta à Comunidade Acadêmica!

>> Sadi Dal Rosso torna-se Professor Emérito da UnB

>> UnB recebe deputadas indígenas em evento de celebração à política do cocar

>> Docentes da Faculdade de Direito integram Comissão de Anistia

>> UnB celebra visibilidade trans

>> Nova gestão do ICH toma posse para quadriênio 2023-2026

>> Após 50 anos, Departamento de Geografia recebe reforma no subsolo do ICC

>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central

>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria

>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas

>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional

>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília

>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras

>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.