INOVAÇÃO

Tecnologia é concebida no âmbito de projeto conduzido em parceria com o grupo Stellantis, que doou veículo à Universidade para pesquisa

Equipe que desenvolveu o simulador conta com sete alunos de graduação em Engenharia Automotiva e de Software e três mestrandos em Sistemas Mecatrônicos. Foto: Arquivo Pessoal

 

Professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama (FGA) desenvolveram um simulador automotivo para execução de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Elaborada como parte do projeto intitulado Desenvolvimento de uma Metodologia para Projeto, Verificação e Validação de Algoritmos para Controle Eletrônico de Estabilidade, a tecnologia integra comandos como aceleração, frenagem, sistema de direção e câmbio.

 

O projeto está em execução na Linha V do programa Rota 2030 - Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), sendo conduzido em parceria com o grupo automotivo Stellantis, que por meio da marca Fiat, doou um veículo Toro à Universidade de Brasília, utilizado no sistema de simulação. Durante o desenvolvimento da tecnologia, os dez estudantes de graduação e de mestrado que fazem parte da equipe puderam trabalhar conceitos da engenharia mecânica, eletrônica, software, controle e automação. Para isso, eles tiveram que fazer alterações no carro. Também fazem parte do projeto as empresas Pirelli, Continental e Multitech.

 

“O conjunto motor-câmbio foi retirado para dar lugar à toda interface eletroeletrônica para integração com as ferramentas de simulação. O sistema de freio foi adaptado no simulador para leitura do sinal de pressão hidráulica quando o motorista aciona o pedal, e o sistema paddle shift – as 'borboletas' de mudança de marcha –, também foi integrado”, explica o professor da FGA André Murilo de Almeida Pinto, coordenador do projeto de pesquisa, que conta com outros quatro docentes.

 

A interlocução junto ao grupo Stellantis deu-se no âmbito do Rota 2030, um programa do governo federal que visa ao fortalecimento da indústria automotiva no Brasil com fomento de atividades de pesquisa e inovação para desenvolvimento do setor.

 

“O corpo docente do curso de Engenharia Automotiva da UnB tem buscado, junto a empresas do ramo, prospectar projetos em parceria com a indústria para desenvolvimento de iniciativas PD&I [Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação]”, afirma André Murilo.

Desenvolvido a partir de veículo doado à Universidade, simulador integra comandos como aceleração, frenagem, sistema de direção e câmbio. Foto: Arquivo Pessoal

 

“Neste contexto, a Engenharia Automotiva tem construído uma relação sólida com o setor industrial e, naturalmente, essa sinergia é propícia na elaboração deste e de outros projetos de pesquisa em andamento na Universidade em parceria com empresas do ramo automotivo”, reforça.

 

Além de estreitar laços com o segmento, André Murilo acredita no potencial destas parcerias para "captar recursos para a Universidade, desenvolver novas tecnologias e formar engenheiros altamente capacitados".

 

Diante do benefício que o desenvolvimento da tecnologia pode gerar nos processos educativos, o docente pretende ampliar o acesso ao veículo à comunidade em geral, não somente aos estudantes das diferentes áreas da Engenharia. “Temos planos de fazer trabalhos de extensão universitária com o simulador. Entendemos que é uma ferramenta bastante tecnológica que dialoga muito com essa nova geração de estudantes. Ensinar a teoria e conceitos de Engenharia utilizando o simulador se torna uma tarefa mais fácil, leve e, por que não, bastante divertida. Hoje o simulador está aberto a todos que quiserem ver e dar uma 'voltinha' nele”, convida o professor.

 

Veja o funcionamento no vídeo abaixo:

 

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Temos mulheres na ciência e queremos mais!

>> Garimpo ilegal, destruição da natureza e violência: o inferno novamente infligido ao povo yanomami

>> Projeto promove compreensão, tradução e difusão de direitos em aldeias Tikunas

>> Em seis meses, UnB aumenta reciclagem em 68,2%

>> Desligamento por rendimento acadêmico na graduação desconsidera os dois semestres letivos de 2022

>> UnB participa da Semana Pedagógica da Secretaria de Educação do DF

>> Reitoria ouve demandas da Faculdade de Educação

>> Curso de Letras Japonês da UnB completa 25 anos

>> Foi escolhida(o)? Responda a Consulta à Comunidade Acadêmica!

>> Sadi Dal Rosso torna-se Professor Emérito da UnB

>> UnB recebe deputadas indígenas em evento de celebração à política do cocar

>> Docentes da Faculdade de Direito integram Comissão de Anistia

>> UnB celebra visibilidade trans

>> Nova gestão do ICH toma posse para quadriênio 2023-2026

>> Após 50 anos, Departamento de Geografia recebe reforma no subsolo do ICC

>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central

>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria

>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas

>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional

>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília

>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras

>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.