AUDIOVISUAL

Com uma abordagem cinematográfica afetuosa, curta-metragem As Miçangas materializa trabalho de ótica coletiva concebido por estudantes e egressos

Excelência que deu liga: na equipe de As Miçangas, 23 pessoas têm trajetórias ligadas à UnB, entre estudantes e egressos. Na sequência: cartaz do filme, a codiretora Rafaela Camelo e a atriz Tícia Ferraz. Imagens: Reprodução IG Júlia Rios/Divulgação

O curta-metragem As Miçangas, realizado por uma equipe que conta com 23 alunos ou egressos da Universidade de Brasília, estreia na 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale. O filme é o único representante latino-americano da mostra shorts e será exibido no festival, conhecido por dar visibilidade a obras de diversos países, celebrando os últimos lançamentos de artistas já prestigiados e dando voz a talentos emergentes. A Berlinale acontece entre os dias 16 e 26 de fevereiro.

>> Veja o trailer do filme

Rafaela Camelo é egressa do curso de Audiovisual e divide a direção de As Miçangas com Emanuel Lavor, formado em Artes Cênicas na UnB. A codiretora do curta acredita que é muito interessante colocar o trabalho da equipe em uma plataforma dessa magnitude. “É o trabalho de tantas pessoas que se dedicaram! Nossa equipe conta com muitos alunos e ex-alunos da UnB, de vários cursos diferentes.” A equipe lançou um financiamento coletivo para custear a viagem. Saiba como apoiar.

Entre os estudantes e egressos que participam da construção da obra há representantes do Audiovisual, do Jornalismo, de Artes Cênicas e até de Ciências Biológicas. Tícia Ferraz, uma das protagonistas e coprodutora do curta fala que a UnB foi o espaço onde ela conheceu o codiretor, o que a permitiu que criassem uma série de projetos em parceria.

A atriz participou da elaboração do projeto submetido ao edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), que disponibilizou os recursos para financiamento do filme. “Na UnB somos produtores de conhecimento, somos produtores e recriadores. Ela forma pensamentos. Nesse sentido, me ajudou muito a pensar”, afirma Tícia.

Ainda não há data de estreia para o curta fora das telas da Berlinale, mas é possível conferir um pouco mais sobre a obra nas contas oficiais da UnB no Instagram e Twitter, onde o codiretor Emanuel Lavor e a atriz Pâmela Germano, que é formanda do curso de Artes Cênicas, falam em vídeo sobre o processo.

Curta essa publicação no Instagram

*Estagiária de Comunicação na Secom/UnB.