PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Como parte da comemoração dos 60 anos da Universidade de Brasília, pesquisadores apresentaram resultados de projetos realizados com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa

Parceria entre UnB e FAPDF tem fomentado pesquisas em diversas áreas do conhecimento nas últimas três décadas. Acima, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter (esq.), e o diretor-presidente da Fundação, Marco Antônio Costa Júnior, durante o seminário. Foto: Ascom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) promoveram um seminário com apresentações de projetos que receberam recursos da FAPDF. O evento ocorreu no Prédio de Ciência da Computação e Estatística (CIC/EST), na última quarta-feira (7). “É importante frisar como a ciência foi fundamental nesses momentos difíceis que vivemos com a pandemia de covid-19. É fundamental essa parceria para a promoção de inovação”, afirmou a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Machado.

Este ano, a FAPDF investiu R$ 136 milhões em pesquisas de diversas áreas, desde humanidades a tecnologia e informação. Segundo o diretor-presidente da Fundação, Marco Antônio Costa Júnior, grande parte desse recurso foi destinada a projetos desenvolvidos na UnB. “É um momento especial comemorar os 60 anos da Universidade. A UnB é um marco para Brasília e para a FAP, que completou 30 anos. Não existe FAP sem a UnB, sem os pesquisadores e sem os alunos”, destacou Marco Antônio Costa.

PAINÉIS – O seminário foi dividido em cinco painéis. No primeiro, Fomento à Produção de Conhecimento Científico, a FAPDF fez um balanço da parceria com a UnB, que, apesar dos desafios impostos pela crise sanitária, atingiu resultados positivos. “Todos os projetos que apoiamos da UnB nos fazem muito felizes”, avaliou o diretor-presidente Marco Antônio Costa.

Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento foram os temas do segundo painel. Coordenador do Sistema Alfa Crux de Comunicação Via Satélite, Renato Borges ressaltou que este ano a UnB colocou o seu primeiro nanossatélite em órbita. O objetivo é melhorar a troca de informações via rádio. O projeto Cidades novas, cidades sustentáveis – recursos teóricos e tecnológicos para desenvolvimento de projetos sustentáveis de desenvolvimento urbano no Distrito Federal, coordenado por Marcos Thadeu Queiroz Magalhães, estuda formas de alcançar modelos mais eficientes de se pensar a urbe.

No painel Meio Ambiente, a coordenadora do projeto Cerrados do Brasil Central: estrutura dinâmica e processos ecológicos, Maria Mercedes da Cunha, ressaltou o longo período de pesquisa da iniciativa, iniciada em 1997, e expôs dados compilados durante esses anos, como a perda de 50% da vegetação natural do Cerrado. Em seguida, Sérgio Koide apresentou os Estudos para previsão do comportamento de mananciais metropolitanos estratégicos como insumo para a gestão de água e território face às alterações climáticas e à expansão da ocupação urbana.

O quarto painel tratou de Saúde. A apresentação começou pelo projeto Zika, denque e chikungunya: abordagem multidisciplinar para desenvolvimento de soluções aplicáveis em saúde pública, feita pelo vice-coordenador Bergmann Ribeiro. Os estudos mapearam ocorrências das doenças no Brasil e no mundo, compilando dados para utilização em políticas de Estado. Depois, Anamelia Bocca mostrou a pesquisa Explorando a interação vírus/vetor/hospedeiro e o desenvolvimento de drogas antivirais como estratégias de controle de arboviroses e seu vetor Aedes aegypti. Entre os objetivos estão testar planos de vacinação e produzir compostas viricidas e larvicidas.

No último painel, Combate à Pandemia e seus Efeitos, o primeiro projeto a ser exposto foi Máscara com nanotecnologia para filtragem da covid-19. A coordenadora Suelia de Siqueira destacou a eficácia do item, que chegou ao mercado varejista. Em seguida, Andrea Santos apresentou o projeto coordenado por ela: Produção Vida 2020 — face shield. Além de atender a demanda de profissionais de saúde, o grupo definiu protocolos e processos de uma produção emergencial do artigo de proteção e envolveu alunos dentro de um contexto de crise.