GESTÃO

Laudimar Oliveira e Solange Baraldi assumem para próximo quadriênio. Cerimônia foi marcada por falas sobre situação orçamentária da UnB e dificuldades enfrentadas nos últimos quatro anos

Questão unânime entre as presentes, a preocupação com momento de instabilidade no setor educacional foi ponto marcante nos discursos. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (7), no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), a nova direção da FS tomou posse para atuar no quadriênio 2022-2026. O professor Laudimar Oliveira foi reconduzido ao cargo de diretor; já a docente Solange Baraldi é a nova vice-diretora, assumindo o posto no lugar de Maria Cristina Rodrigues. A solenidade teve a presença de docentes, técnicos, alunos e autoridades.

Sensibilizados pela notícia dos novos cortes no orçamento da Universidade, empossados e vice-reitor recordaram os impactos das decisões políticas do atual governo federal e da pandemia na gestão anterior da FS, de 2018 a 2022. Ainda assim, Enrique Huelva, vice-reitor da Universidade em exercício da reitoria, deixou mensagem de esperança com a ascensão da nova gestão federal em 2023. “Estamos passando por um momento difícil e de enorme dificuldade, no qual estamos superando os horrores que vivenciamos, porém, temos uma projeção para um futuro que nos permite trabalhar com certo otimismo de dias melhores.”

“Precisaremos reconstruir muita coisa que foi destruída. Sucateamentos de todos os tipos, exaustão mental, ataques à ciência e tecnologia. Não serão dias fáceis, porém, conseguimos ver o início do fim desse momento complicado”, mencionou o vice-reitor.

Laurimar Oliveira, novo diretor da Faculdade, ressaltou os desafios de formar os profissionais que estiveram e estarão na linha de frente da pandemia. “Tivemos um quadriênio muito difícil, permeado por uma crise sanitária nunca vivenciada pela sociedade global moderna que obrigou mudanças drásticas no processo de trabalho, no modelo pedagógico, em pesquisas e ações de extensão”, ressaltou. O professor ainda destacou o agravamento desse quadro em função das ações do atual governo federal que, segundo ele, demonstram desapreço pelo ensino superior público federal e desprestígio às instituições.

O diretor reconduzido ao cargo agradeceu a reeleição e o apoio dos colegas da FS durante o primeiro mandato. “Agradeço a todos os servidores – técnicos e docentes –, que apresentaram grande capacidade de resiliência e proatividade em se adaptar à nova realidade, de forma a termos menos prejuízos no aprendizado. A UnB saiu vitoriosa desse período e contribuiu para a luta contra a covid”, celebrou Laurimar.

Da esquerda para a direita, os professores Solange Baraldi, Enrique Huelva, Laudimar Oliveira e Maria Cristina Rodrigues. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A ex-vice-diretora Maria Cristina Rodrigues agradeceu a todo o corpo docente, técnico e discente da Faculdade pelo apoio em seu mandato. “Eu não imaginava que nesses quatro anos nós enfrentaríamos tantos desafios diários. Estes nos instigaram a ter muitas reflexões, discussões, ouvindo e acolhendo a todos, para que tivéssemos as melhores tomadas de decisões. Da noite para o dia, foi necessário mudar toda a nossa forma e processo de trabalho”, compartilhou a docente. Ela finalizou dizendo que foram muitos os aprendizados e alguns os legados deixados, todos eles com mérito coletivo da FS, na luta pela estabilização do ensino.

Solange Baraldi, a nova vice-diretora, ressaltou que, apesar de ser um momento que ressalta as boas conquistas da gestão que entrega o cargo, o contexto político atual exige cautela. “Vale a pena compartilhar com vocês a complexidade sociopolítica e econômica em que vivemos. Esta esmorece alguns sonhos de avanços pretendidos e corremos o risco que sejam necessários ajustes ou priorizações. Isso acaba por nos frustrar, pois vivemos nesse dia a dia em que planejar não é sinônimo de bem executar”, ponderou.

A docente empossada lembrou que aceitou a missão mesmo sabendo dos desafios e tem intenção de apoiar as ações gerenciais para melhorar a Faculdade, a Universidade e o Sistema Único de Saúde (SUS), o que também reverbera no sistema privado. “Iremos fazer esforços para honrar nosso programa de gestão de modo honesto, transparente e respeitoso, sem perder o foco no objetivo principal, que é o de garantir o ensino público superior, gratuito e de qualidade”, finalizou Solange.

A FS – Criada em 1965, a Faculdade de Ciências Saúde da UnB teve como primeiro curso a graduação em Medicina e era chamada Faculdade de Ciências Médicas. Posteriormente o curso foi incorporado à unidade acadêmica própria, a Faculdade de Medicina. Atualmente, a FS possui cinco cursos de graduação – Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva –, além de oito programas de pós-graduação – Bioética, Ciências Farmacêuticas, Ciências da Saúde, Enfermagem, Nutrição Humana, Odontologia, Saúde Coletiva e Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva.