EFEMÉRIDES

Conheça a história da unidade que, ao longo de sua existência, tem primado por impactar positivamente saúde, desporto, pesquisa e formação de profissionais do Distrito Federal

A celebração dividirá espaço com a posse da nova direção da faculdade, que comandará a unidade no quadriênio 2022-2025. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB.

 

Por meio de uma votação do Conselho Universitário (Consuni), nasceu a Faculdade de Educação Fïsica (FEF) da Universidade de Brasília. A decisão, tomada em 21 de janeiro de 1997, extinguiu o então departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Saúde (FS). O ato não só marcou o fim de um departamento, mas cravou o início da história da FEF.

 

Em 2022, a unidade acadêmica chega aos 25 anos de excelência. “A comemoração dos 25 anos da FEF é uma oportunidade para celebrarmos as conquistas acadêmicas e esportivas alcançadas até aqui. Sobretudo colocarmos em perspectiva nossos próximos desafios, diante de circunstâncias tão graves que estamos vivendo”, destaca a docente Ingrid Wiggers, coordenadora do Centro de Memória da FEF.

 

A celebração do aniversário da unidade acadêmica será realizada de forma inteiramente on-line, uma vez que a Universidade está na etapa 2 do Plano de Retomada de Atividades. Ele determina que, nessa fase, os eventos ainda devem ocorrer de forma remota para preservação da saúde da comunidade acadêmica. Os eventos de comemoração, cuja programação ainda será divulgada, irão dividir espaço com a posse da nova direção da faculdade, eleita em outubro, que comandará a unidade no quadriênio 2022-2025.

A FEF, que está completando 25 anos, conta atualmente com 50 docentes, 26 técnicos e dez estagiários. Foto: Arquivo pessoal de Osmar Riehl

 

25 ANOS DE HISTÓRIA – A professora Ingrid Wiggers, que atua há 15 anos na faculdade, conta que o caminho que pavimentou a criação da FEF tem seus primórdios no período em que a Educação Física era denominada Serviço de Recreação e Desportos e vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Somente em setembro de 1971 viria a ser inaugurado o Centro Olímpico e, no ano seguinte, implantado o curso de graduação em Educação Física na Universidade de Brasília.

 

A docente explica que foram essas transformações que propiciaram um cenário que levou à criação do departamento de Educação Física, vinculado à FS, em 1974. A FEF surge cerca de 23 anos depois, em 1997.

 

“A passagem de um departamento para uma faculdade gerou as condições necessárias e adequadas para o desenvolvimento da Educação Física, esporte e lazer na UnB com autonomia e abarcando a tríade ensino, pesquisa e extensão”, explica Wiggers.

 

A professora aposentada Ana Maria Renne lembra que o curso de Educação Física da UnB foi o primeiro em Brasília. Ela foi a primeira vice-diretora da FEF. “Eu e o professor Iran [Junqueira] fomos os primeiros a dirigir a unidade logo que o departamento de Educação Física se transformou em faculdade”, relata a docente, que atuou por oito anos na posição junto ao colega. “Ao se transformar em faculdade, nós tivemos um avanço em termos de recursos. Investimos no crescimento, então.”

 

O primeiro diretor da FEF, Iran Junqueira, relembra as mudanças. “Nós pudemos desenvolver uma espécie de planejamento estratégico no primeiro mandato, para identificar as limitações e também as potencialidades da licenciatura daquela época”, conta. Foi assim que perceberam a necessidade do curso se articular com a comunidade. Assim foi feita uma parceira com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e pensadas outras parcerias com órgãos de educação de Brasília.

 

Junqueira destaca a conquista da representação de servidores da FEF nas instâncias superiores, como Consuni, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Administração (CAD). “Se antes éramos representados por membros da Faculdade de Ciências da Saúde, onde éramos apenas um departamento, agora nós temos os servidores da faculdade representando a sua unidade acadêmica”.

Para Ingrid Wiggers, a principal mudança observada na FEF foi a consolidação da pós-graduação e o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Física, esporte e lazer. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

ENSINO CONSOLIDADO – Iran Junqueira identifica evoluções no corpo docente da faculdade: cerca de 90 a 95% são professores com dedicação exclusiva e com doutorado. A FEF conta atualmente com 50 docentes, 26 técnicos e dez estagiários. Alex Silveira, assistente da direção, revela que a unidade atende, atualmente, mais de 900 alunos de graduação e 200 de pós-graduação, cem alunos da licenciatura a distância, 300 alunos de Prática Desportiva (PD), além de cerca de 500 pessoas nos Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac).

 

Outra evolução é na oferta de ensino. De somente um curso de licenciatura, a unidade oferece hoje, também, bacharelado e licenciatura a distância (EaD).

 

Semestralmente são disponibilizadas 50 vagas na licenciatura e 50 para ingresso no bacharelado. “Recebemos 200 alunos por ano, sem considerar o curso de licenciatura a distância, que está sendo desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, via programa Universidade Aberta do Brasil”, afirma Junqueira.

 

Além do fortalecimento da graduação, a instalação da Faculdade de Educação Física também beneficiou o desenvolvimento de um programa de pós-graduação. “Nesses 25 anos, a principal mudança observada na FEF foi a consolidação da pós-graduação e o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Física, esporte e lazer”, reflete a coordenadora do Centro de Memória da FEF, Ingrid Wiggers.

 

EVOLUÇÕES – “Hoje a Faculdade de Educação Física está em um cenário muito importante na Universidade, com seu curso de mestrado, com a pós-graduação e com o ensino a distância”, pondera a professora aposentada Ana Maria Renne. “É importante que a faculdade atenda a comunidade nos seus projetos de extensão, atenda a comunidade na sua pós-graduação e forme educadores que vão dar continuidade nas escolas”.

 

Os 25 anos de história da FEF no campus Darcy Ribeiro proporcionaram alterações no espaço físico das instalações. Alex Silveira destaca conquistas recentes como a obra do mezanino, a construção de três novas salas de aulas, espaço de convivência e a manutenção de todos os sanitários da faculdade.

 

“Hoje todas as nossas ações nas áreas ensino, pesquisa, extensão, administração, financeiro, compras e infraestrutura são pautadas e seguem à risca o planejamento, que não apenas teve a contribuição de toda a comunidade da FEF, mas foi amplamente aprovado no conselho da unidade”, afirma Alex. Para o futuro, o servidor espera que a faculdade ande de mãos dadas com o planejamento e siga focada naquilo que foi pensado e aprovado por maioria.

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB investe mais R$ 30 milhões no combate à pandemia

>> Administração superior tira dúvidas de calouros

>> Semestre letivo inicia com retomada gradual da presencialidade

>> UnB está preparada para a volta gradual e segura

>> Vice-reitor dá as boas-vindas no início do semestre

>> Edital do DEX oferta mais de 500 bolsas de extensão

>> Ecologista Mercedes Bustamante é a convidada das boas-vindas do semestre

>> UnB retoma pesquisas na Antártica

>> Casa de acolhimento para famílias indígenas em emergência sanitária é inaugurada no DF

>> Faculdade UnB Gama oferta curso de especialização em Informática na Educação

>> Nota da Reitoria da UnB sobre a pandemia de covid-19 e comprovante de vacinação

>> Retrospectiva 2021: Lembrar o passado para projetar o futuro

>> UnB assina contratos para construções de creche e centro de pesquisa em primeira infância

>> DEX divulga segunda edição do edital UnB 60 anos

>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Revista em quadrinhos que ajuda na conscientização contra a covid-19 chega à terceira edição

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.