PLANO DE OBRAS

Obras serão iniciadas com recursos de emenda de bancada e serão concluídas em até 12 meses

Os prédios da Creche e do Centro de Pesquisa em Primeira Infância ficarão localizados próximos do Instituto de Ciências Socias e da Colina, no campus Darcy Ribeiro. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O antigo sonho pela construção de creche na Universidade de Brasília (UnB) começa a se tornar realidade. Foram assinados, na manhã desta quarta-feira (29), os contratos para as construções de uma creche e de um Centro multidisciplinar de Pesquisa em Primeira Infância, ambos no campus Darcy Ribeiro. O prazo de conclusão das obras é de 12 meses.

 

“É um investimento para toda a comunidade do Distrito Federal, um território que tem uma carência enorme de creches. A gente pretende que seja uma creche-escola inovadora, modelo para o Distrito Federal. Nós não estamos apenas assinando um contrato de obra; nós estamos projetando um futuro melhor”, disse a reitora Márcia Abrahão.

 

As edificações serão iniciadas com recursos de emenda da bancada de deputados e senadores do Distrito Federal, indicada pela deputada Paula Belmonte. “A UnB já faz um trabalho de formação maravilhoso com os nossos jovens e adultos, inclusive tem curso de extensão para a terceira idade. Agora, trazendo a criança também para dentro do ambiente universitário. É muito bonito o que está acontecendo e com certeza será uma referência para o Brasil”, disse a deputada.

 

Para ela, o momento é histórico e trará alento para muitas jovens que estudam na UnB e não têm apoio. “Mais mulheres poderão continuar os seus cursos e mais mulheres poderão ingressar no mercado de trabalho. A creche vai atender toda a comunidade do Distrito Federal”.

Participaram da cerimônia de assinatura dos contratos: Márcia Abrahão (reitora), Fabiana Damásio (Fiocruz Brasília), Augusto Dias (Infraestrutura), a deputada Paula Belmonte e os representantes das empresas licitadas. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

A Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (SEEDF) será parceira da Universidade para o funcionamento da creche – que tem capacidade para atender 94 crianças em período integral ou 188 divididas em turnos matutino e vespertino. Será uma creche pública para todo o Distrito Federal.

 

CENTRO DE PESQUISA – A diretora de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília, Eloísa Pilati, que acompanha o desenvolvimento dos projetos, explica que o Centro de Pesquisa em Primeira Infância traz inovação para a UnB. “Ele foi projetado para ser um espaço de coworking que promova interação entre pesquisadores e projetos de pesquisa multidisciplinares.”

 

A reitora acredita que é um marco para a UnB, nos seus 60 anos, dar um passo adiante na interdisciplinaridade, já que o Centro vai agregar pesquisadores das áreas de educação, psicologia, sociologia, saúde, entre outras. “Nós teremos a oportunidade de formar melhor os profissionais que vão trabalhar com as crianças no Distrito Federal e no Brasil, além de ampliar as atividades de pesquisa e de extensão na área da primeira infância”, disse.

 

BANCADA FEDERAL – A obra da creche foi licitada em R$ 5,1 milhões, iniciada com recursos de emenda de bancada. A edificação vai ter uma área de 1,1 mil m², distribuídos em um pavimento térreo, com salas de aula, sala para amamentação, áreas livres verdes, refeitório, solário, fraldário, parque infantil, entre outros espaços. Será construída pela Saex Construções e Comércio LTDA.

 

A obra do Centro de Pesquisa em Primeira Infância foi licitada em R$ 6,7 milhões e será iniciada também com os recursos de emenda. A execução da obra está a cargo da Artflex Engenharia.

 

O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, lembrou os benefícios da licitação por Regime Diferenciado de Contratação (RDC), utilizado pela Universidade em outras contratações. “Proporciona a seleção de propostas mais vantajosas para a administração pública, dá celeridade, transparência e eficiência na contratação, além de tratamento isonômico entre os licitantes.”

 

RELEMBRE – Em janeiro de 2020, a reitora reuniu-se com o então secretário de Educação do DF, João Ferraz, para pedir a instalação de uma creche no Universidade. Em fevereiro de 2021, a deputada Paula Belmonte sinalizou que enviaria a proposta para a bancada federal. Em fevereiro deste ano, Márcia Abrahão esteve com o então secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, para tratar sobre uma parceria com o Governo do Distrito Federal para a construção da creche.

 

Confira a íntegra da cerimônia de assinatura:

 

Leia também:

>> UnB assina contrato para construção de nova sede do Instituto de Artes

>> Coral Madrigal UnB lança álbum nas plataformas digitais

>> DEX divulga segunda edição do edital UnB 60 anos

>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022

>> UnB sobe 27 posições no Urap, ranking internacional que mede qualidade acadêmica

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Estudante da UnB desenvolve cartilha educativa sobre a Mata Atlântica para crianças da Baixada Santista

>> UnB permitirá desconto em locação de imóveis que precisam de benfeitorias

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.