ARTE

Músicas retratam a trajetória do grupo em quase 30 anos de existência

O coral Madrigal UnB é regido pelo maestro David Junker, professor recém-aposentado do Instituto de Artes (IdA). Acima, registro feito antes da pandemia, na solenidade de entrega do título de Prata da Casa, em 2017.  Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

O coral Madrigal UnB lança, nesta terça-feira (28), às 20 horas, o álbum Madrigal UnB nas plataformas digitais. O trabalho reflete toda a trajetória do grupo, com peças compostas desde sua criação, em 1992.

“Gravamos em 2017 e por falta de recursos nós não tínhamos conseguido lançar em todas as plataformas”, conta o maestro, David Junker, professor recém-aposentado do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB). O maestro estava nos Estados Unidos quando surgiu a oportunidade de economizar 90% do valor que foi cobrado no Brasil para lançar a produção em plataformas digitais.

São peças brasileiras, argentinas, suecas, norueguesas, venezuelanas, canadenses e norte-americanas. O recorte temporal compreende desde a Renascença até a atualidade. Segundo Junker, a produção foi conferida por outros maestros e profissionais da música. “Apesar de sempre achar que tem algo a ser feito, a avaliação dos pares é que o resultado da gravação é muito positivo e surpreendente. Com certeza, deixamos um legado para a UnB como a instituição que propôs esse trabalho”, afirma.

Entre cantores e cantoras, membros de orquestras e a pianista que acompanha o coral, são mais de 40 pessoas envolvidas. “No projeto de gravação digital, temos também cantores dos Estados Unidos, de Portugal, da Suécia, da Alemanha e do Brasil. Com as atividades virtuais, pudemos ter cantores de fora daqui e também cantores que fizeram parte da história do início do coral”, conta o maestro.

A atuação internacional também faz parte do DNA do grupo, que já esteve no Uruguai, na Argentina, no Paraguai, nos Estados Unidos e na Europa. “O Madrigal UnB foi o grupo de laboratório para regentes de cursos suecos”, relembra David Junker.

Este não é o primeiro disco gravado pelo grupo. O Madrigal UnB já lançou um álbum em 1996 e um CD de hinos e peças brasileiras, voltadas para o Poder Judiciário. O trabalho do grupo também pode ser conferido no canal no YouTube: maestro David Junker.