CULTURA

Evento acontece no Instituto Central de Ciências (ICC) e abre espaço para bandas dos quatro campi da Universidade

Após três anos da última edição, inicia hoje o 17º Festival Universitário de Música Candanga (Finca). O evento acontece em duas etapas: a classificatória, de 2 a 13 de outubro, sempre das 12h às 14h, no anfiteatro 9 e a final, que será no dia 27, às 20h, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

Serão 51 bandas a se apresentarem na primeira etapa, concorrendo nas categorias Candanga – com letra – e Música Instrumental. Para a final, serão selecionados pelo júri oficial dez grupos musicais da Candanga e três da Instrumental. A escolha será com base nos seguintes critérios: harmonia, melodia, arranjo, interpretação e interação com o público, e letra (essa é exigida apenas para a primeira categoria).

O Finca nasceu da parceria entre a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) e os centros acadêmicos (CAs). Cada banda inscrita representa um CA da UnB. Este ano, os quatro campi terão representação musical. A proposta do evento é promover a produção musical autoral de membros vinculados à Universidade – todas as músicas expostas durante o projeto são autorais.

Já passaram por esses palcos mais de 400 bandas desde a primeira edição, em 1999. Entre os artistas que se apresentaram no evento, estão Ellen Oléria, Móveis Coloniais de Acaju, Talo de Mamona e Cantigas Boleráveis.

O festival, neste ano, é resultado da parceria entre o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC/DIRARTE) e o Decanato de Extensão (DEX/DDC).

A etapa final coincidirá com o encerramento da Semana Universitária, no próximo dia 27. Na ocasião, as bandas concorrerão a prêmios de primeiro (R$ 5 mil), segundo (R$ 4,5 mil) e terceiro (R$ 4 mil) lugar na categoria Candanga e ao primeiro lugar na Música Instrumental (R$ 5 mil). Haverá, ainda, premiação para o grupo eleito pelo júri popular (R$ 3,5 mil).

>> Confira os nomes de quem fará shows nos próximos dias, às 12h, no anfiteatro 9, no ICC Sul:

Arte: João Paulo Alencar/Dirarte/DAC