FOMENTO

Com apoio da FAP-DF, do CNPq e com recursos próprios, UnB vai ter quase 2 mil estudantes de graduação inseridos em pesquisa

Produção em iniciação científica será ampliada com novas bolsas da FAP-DF. Acima, registro de laboratório de química, no campus Darcy Ribeiro. Foto: Secom UnB

Na última sexta-feira (17), a Universidade de Brasília (UnB) foi contemplada com 850 bolsas de iniciação científica pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) recebeu 700 bolsas, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) recebeu 150. Este é o primeiro edital da FAP-DF que contempla a modalidade de desenvolvimento tecnológico e inovação. Em 2021, a Fundação ofertou apenas 352 bolsas.

Atualmente, a UnB conta com mil bolsas, se somadas as custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as mantidas por recursos próprios. “Com as novas concessões da FAP, nós teremos um recorde de bolsas na história da UnB. Isso é fantástico para o desenvolvimento da iniciação científica, porque há muita demanda que a Universidade não conseguia atender”, afirma o diretor de Fomento à Iniciação Científica do Decanato de Pós-Graduação (DPG), Sérgio Granemann.

O Decanato de Pós-Graduação da Universidade abrirá editais internos entre as unidades acadêmicas para os estudantes de graduação. O valor será de R$ 400, com duração de 12 meses.

Para Granemann, o momento vai permitir que a Universidade inclua mais estudantes que não foram contemplados com ofertas de bolsas anteriormente. “Vamos aproveitar para incluir mais e mais estudantes no programa de iniciação científica, promover o crescimento do programa e incentivar a cooperação com a rede de pesquisa formada pelas instituições de ensino superior do DF”, planeja.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – O Pibic é um dos primeiros contatos do estudante universitário com a pesquisa científica em todas as áreas de conhecimento. O Pibiti é uma modalidade de iniciação científica voltada para técnicas e métodos de pesquisa tecnológica. Nas duas modalidades, há um professor orientador.