FOMENTO

Com apoio da FAP-DF, do CNPq e com recursos próprios, UnB vai ter quase 2 mil estudantes de graduação inseridos em pesquisa

Produção em iniciação científica será ampliada com novas bolsas da FAP-DF. Acima, registro de laboratório de química, no campus Darcy Ribeiro. Foto: Secom UnB


Na última sexta-feira (17), a Universidade de Brasília (UnB) foi contemplada com 850 bolsas de iniciação científica pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) recebeu 700 bolsas, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) recebeu 150. Este é o primeiro edital da FAP-DF que contempla a modalidade de desenvolvimento tecnológico e inovação. Em 2021, a Fundação ofertou apenas 352 bolsas.

 

Atualmente, a UnB conta com mil bolsas, se somadas as custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as mantidas por recursos próprios. “Com as novas concessões da FAP, nós teremos um recorde de bolsas na história da UnB. Isso é fantástico para o desenvolvimento da iniciação científica, porque há muita demanda que a Universidade não conseguia atender”, afirma o diretor de Fomento à Iniciação Científica do Decanato de Pós-Graduação (DPG), Sérgio Granemann.

 

O Decanato de Pós-Graduação da Universidade abrirá editais internos entre as unidades acadêmicas para os estudantes de graduação. O valor será de R$ 400, com duração de 12 meses.


Para Granemann, o momento vai permitir que a Universidade inclua mais estudantes que não foram contemplados com ofertas de bolsas anteriormente. “Vamos aproveitar para incluir mais e mais estudantes no programa de iniciação científica, promover o crescimento do programa e incentivar a cooperação com a rede de pesquisa formada pelas instituições de ensino superior do DF”, planeja.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – O Pibic é um dos primeiros contatos do estudante universitário com a pesquisa científica em todas as áreas de conhecimento. O Pibiti é uma modalidade de iniciação científica voltada para técnicas e métodos de pesquisa tecnológica. Nas duas modalidades, há um professor orientador.

 

Leia também:

>> UnB sobe 27 posições no Urap, ranking internacional que mede qualidade acadêmica

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Estudante da UnB desenvolve cartilha educativa sobre a Mata Atlântica para crianças da Baixada Santista

>> UnB permitirá desconto em locação de imóveis que precisam de benfeitorias

>> UnB e Anatel assinam acordo para desenvolvimento do 5G no Brasil

>> HUB estrutura ambulatório de dieta cetogênica para tratamento de pacientes com epilepsia refratária

>> Sessão solene marca início das celebrações

>> Disciplina propõe reflexões sobre bioética e biotecnociências

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.