RAIO-X

Lançado em evento nesta quinta (19), documento é fruto de mapeamento realizado pelo DPI de instalações e recursos dedicados à produção científica

A UnB teve crescimento significativo em relação a sua infraestrutura de pesquisa e inovação. O portfólio publicado auxilia na divulgação dessas informações. Foto: Murilo Abreu/Secom UnB

 

Dimensionar a real quantidade de laboratórios, centros e núcleos de pesquisa e inovação da UnB tem sido uma das prioridades do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) nos últimos quatro anos. Neste período, a unidade tem se dedicado a mapear essas instalações disponíveis na instituição, com apoio da Comissão Permanente de Avaliação da Infraestrutura de Pesquisa (CPAIP), instituída em 2017 com essa finalidade, tendo representantes docentes de todos os campi e áreas do conhecimento.

 

Essa era uma demanda da própria comunidade acadêmica, que encontrava dificuldades para acessar informações sobre o assunto, que podem auxiliar no desenvolvimento e na colaboração em pesquisas. Para dar visibilidade ao levantamento, em 2019 a home do portal da Universidade ganhou uma nova aba – Pesquisa e Inovação , onde é possível encontrar um panorama dos espaços dedicados à produção científica, dos grupos de pesquisa, das iniciativas de empreendedorismo e dos serviços voltados à área de inovação e transferência tecnológica. Agora, um detalhamento desses dados foi publicado no Portfólio de Infraestrutura de Pesquisa e Inovação da UnB.

 

>> Relembre: UnB divulga sua infraestrutura de pesquisa e inovação

 

Foram dois anos de trabalho para que o mapeamento fosse consolidado no material, que pode ser encontrado na aba Pesquisa e Inovação do portal da UnB. O documento será lançado oficialmente em webinário promovido pelo DPI nesta quinta-feira (19), com transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube.

 

O portfólio traz uma compilação sobre os diversos tipos de infraestrutura de pesquisa, desde laboratórios de diferentes categorias até centros e núcleos. No raio-x de cada um dos espaços, é possível encontrar o nome do coordenador, o contato, os principais equipamentos disponíveis e os grupos de pesquisas vinculados. 

 

Segundo a decana de Pesquisa e Inovação, Cláudia Amorim, o documento promove maior transparência e torna mais acessível detalhes sobre os recursos de alta complexidade e serviços em pesquisa, tecnologia e inovação, não só no âmbito da UnB, mas para outras instituições. Dessa forma, ele favorece a interação entre cientistas e as parcerias para o uso compartilhado de instalações e materiais.  

 

“O portfólio contribui, e muito, com as políticas de infraestrutura de pesquisa e inovação porque, primeiramente, dá transparência à nossa infraestrutura, interna e externamente. Permite a criação de redes internas e externas, potencializa o compartilhamento da infraestrutura, dá maior visibilidade às agências de fomento e aos financiadores em potencial de pesquisas da UnB. Também dá visibilidade aos laboratórios que prestam serviços tecnológicos e consolida a nossa categorização dessas infraestruturas. Ter isto organizado e visível significa potencializar o que já temos”, avalia.

 

SISTEMATIZAÇÃO – A UnB passou por crescimento significativo no número de laboratórios desde 2001. Naquela época, a instituição possuía 324 dessas estruturas; em 2020, houve aumento de 100% no quantitativo. Hoje, 682 laboratórios, 76 núcleos e 31 centros de pesquisa, além de 43 infraestruturas de apoio estão distribuídos pela Universidade. Com o grande número de pesquisas realizadas, principalmente em tempos de pandemia, torna-se ainda mais necessário dar visibilidade aos locais onde esses projetos tomam corpo, o que justifica a elaboração do portfólio.

 

O mapeamento foi feito com base em informações prestadas por unidades acadêmicas e administrativas, centros e órgãos complementares, e extraídas de sistemas eletrônicos de dados da UnB. Para melhor sistematizar os dados e facilitar as buscas no documento, o portfólio foi organizado levando em consideração os colégios (Ciências da Vida; Humanidades e Ciências Exatas; Tecnológicas e Multidisciplinar) e as nove grandes áreas definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A decana Cláudia Amorim acredita que a visibilidade gerada pelo portfólio aos espaços e recursos da UnB para pesquisa irá potencializar a atuação da Universidade. Foto: Heloise Correa/Secom UnB

 

A decana Cláudia Amorim incentiva a comunidade acadêmica a dar seu feedback quanto ao levantamento e colaborar para alimentar regularmente o documento. “Espera-se da comunidade um retorno constante em relação às informações que estão no portfólio, que precisam de constante atualização e eventuais complementações ou correções. Esperamos o engajamento da comunidade, no sentido de manter o portfólio vivo e fidedigno, pois foi um trabalho árduo de dois anos para levantar os dados”, destaca.

 

Como próximos passos após a publicação, a gestora menciona a constituição de diretrizes para a utilização de infraestruturas de pesquisa que são compartilhadas por duas ou mais unidades acadêmicas ou programas de pós-graduação. “As próximas etapas serão consolidar uma política para laboratórios multiusuário (LPM), que são estratégicos para a UnB, e também finalizar uma política de manutenção permanente destas infraestruturas, a ser desenvolvida pela Comissão Permanente de Infraestrutura de Pesquisa”, relata.

 

PARA SABER – O portfólio estará em constante atualização, conforme as modificações nas infraestruturas da Universidade. É possível solicitar alteração ou correção nas informações fornecidas no documento com o envio de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além do material, visando maior transparência e ampliação do conhecimento sobre recursos da Universidade, outras três ferramentas interativas estão disponíveis na internet para consulta sobre pesquisadores, infraestrutura e grupos pesquisa em atividade na UnB.

 

O site UnB Pesquisa facilita a busca por pesquisadores da instituição de diferentes áreas do conhecimento e suas especialidades. Já o Painel de Indicadores de Grupos de Pesquisa da UnB permite visualizar, de forma rápida e integrada, as informações sobre os 582 grupos de pesquisa existentes na Universidade. Por último o Painel de Indicadores da Infraestrutura de Pesquisa e Inovação da UnB possibilita consulta direcionada sobre os vários tipos de instalações da UnB voltadas à pesquisa.

 

Leia também:

>> Congresso de Iniciação Científica tem edição totalmente virtual

>> UnB firma parceria com Banco do Brasil para inclusão digital de estudantes

>> 27ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> Maria Auxiliadora César recebe título de professora emérita

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> Cepe continua debate sobre próximo semestre letivo

>> Iniciativa de docentes e estudantes traz retrato inédito do Departamento de Administração

>> UnB dá início ao biênio 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

>> Pesquisa da UnB analisa as consequências da pandemia no trabalho de psicólogos

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> UnB homenageia servidores Prata e Ouro da Casa

>> Servidora do Instituto de Letras, Lucinéia Gonçalves recebe título de Mérito Universitário

>> Reitora da UFRJ visita espaço de inteligência de combate à covid-19

>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

>> Em disciplina integrada à pesquisa contra covid-19, estudantes monitoram casos da doença no DF

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.