AMPLIAÇÃO

Módulos habitáveis foram solução encontrada para abrigar salas de estudos, centro acadêmico, escritórios e lanchonete na Faculdade de Educação Física

Veterano na FEF, José Marcos Gomes comemora a instalação dos módulos da praça de convivência: "Realização de um sonho". Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Há 25 anos, José Marcos Gomes comercializa lanches para a comunidade da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília. Durante todo esse tempo, seu estabelecimento funcionou em um espaço pequeno e improvisado, nos fundos do prédio. Desde o dia 13 de novembro, entretanto, a rotina da FEF mudou, com a inauguração de uma praça de convivência.

A lanchonete do Seu Marcos – como é conhecido por seus clientes – passou a funcionar em um dos módulos instalados no local. “Ficou muito melhor, mais amplo em todos os sentidos. Isso aqui para mim significa a realização de um sonho”, declarou o comerciante.

O novo ponto de encontro de alunos e trabalhadores da faculdade é composto por seis ambientes: centro acadêmico (CA) da Educação Física, escritório para a empresa júnior do curso, escritório para a Associação Atlética Acadêmica da UnB, lanchonete e duas salas de estudos: uma para graduação e outra para a pós.

Estudantes reunidos no novo CA de Educação Física. Módulos habitáveis foram escolhidos pela rapidez, economia e conforto proporcionados. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Tudo foi construído em parceria com a Prefeitura do Campus (PRC) a partir do modelo de construção conhecido como módulo habitável – estruturas semelhantes a contêineres marítimos, mas com melhor acabamento. Entre as vantagens decorrentes dessa escolha estão agilidade na obra, pois o modelo é pré-fabricado, rapidez na execução e baixo custo – o valor total empregado foi inferior a 300 mil reais. A instalação dos módulos foi pensada e finalizada em dois anos e não é temporária. A expectativa é que as novas instalações possam servir à comunidade por longo período.

“Recebemos muitas solicitações para ampliação da faculdade. A gestão já instituiu várias salas novas no Centro Olímpico para ministrar aulas, mas ainda faltava espaço para atender a algumas demandas”, detalha o diretor da FEF, Jake Carvalho. Para o centro acadêmico e as duas salas de estudos, foram disponibilizados módulos duplos. Os dois escritórios e a lanchonete receberam versões simples. Em cada um dos módulos foram feitas instalações elétricas, com aterramento, e instalação de internet. A lanchonete também foi contemplada na questão hidráulica.

Para os estudantes, a mudança foi muito bem-vinda. Aluno de Educação Física, Vinicius dos Santos tinha que se locomover até a Biblioteca Central (BCE) da UnB sempre que queria estudar. Uma caminhada de 15 minutos. “Foi uma ótima melhoria. Ganhei tempo e o local é bem tranquilo, agradável, com muitas janelas e muito verde em volta. Antes, não tínhamos um espaço adequado para nos concentrar, pois havia muito barulho”, conta, ao elogiar o módulo da sala de estudos da graduação, que comporta até 12 pessoas.

Sala de estudos disponibiliza acesso à internet e ambiente tranquilo dentro da FEF. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O complexo foi estrategicamente construído embaixo de árvores, para que, nas épocas mais quentes, o calor seja amenizado. Além disso, foram plantadas mais oito mudas de árvores, com o objetivo de fechar o ambiente, deixando-o mais fresco e confortável. "Eu gostei da mudança. A gente tem mais liberdade aqui, podemos rir com tranquilidade, conversar, até mesmo colocar uma música", opina o estudante Victor Gomes, sobre o espaço destinado ao centro acadêmico.

De acordo com o aluno, a situação atual é confortável. Ainda assim, ele faz um alerta para a lama que pode dificultar a conservação dos espaços nos períodos de chuva. "Mesmo com a pavimentação que foi feita do lado de fora, muito barro é trazido para o CA no sapato dos alunos. Temos que limpar o espaço três vezes por dia e às vezes ainda fica sujo", relata. O diretor da FEF afirma que já houve recomendação para que os serviços de limpeza sejam intensificados no local.

Quando não estão sendo usados, os espaços ficam fechados. Os estudantes que desejem ter acesso devem fazer o pedido na portaria do prédio da Faculdade de Educação Física, portando identificação.

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.