DESAFIOS DA COVID-19

A programação do evento discute as mudanças no mundo esportivo durante a pandemia do novo coronavírus

Evento remoto reúne mais de 600 inscritos on-line. Imagem: Reprodução

Nesta sexta-feira (27) começa a 10ª edição da Jornada Internacional sobre Gestão de Esportes (JGESPORTE). O evento é realizado pelo Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE), da Faculdade de Educação Física (FEF), desde 2008. A atividade é voltada ao gerenciamento e marketing de esportes e, assim como nas edições anteriores, irá homenagear personalidades importantes para o desenvolvimento do campo esportivo no Brasil.

Com mais de 600 inscritos, a Jornada seguirá até sábado (28) e reunirá, de maneira remota, pesquisadores, docentes e estudantes, de todos os estados brasileiros e de mais oito países. O tema da edição é Gestão e marketing do esporte e do lazer: a nova realidade global. O evento será será transmitido pelo canal do GESPORTE, no YouTube.

Conforme o idealizador da JGESPORTE e professor da FEF, Paulo Henrique Azevêdo, a construção do evento internacional, durante a pandemia, foi resultado do empenho de 42 voluntários, entre os quais integraram técnicos administrativos, estudantes e ex-alunos. O trabalho do grupo destaca a relevância para a Universidade dos temas lazer, saúde e bem-estar da população, traduzidos em ações, atividades e projetos.

Por meio das palestras, segundo Azevêdo, será possível compreender as alternativas encontradas por instituições globais para a gestão do esporte durante o isolamento social e as novas configurações de torneios, modificados para evitar a disseminação da covid-19. De acordo com o docente, as medidas interferem nos modos em que a sociedade se relaciona com o esporte, desde a prática profissional, até a maneira que as partidas esportivas são organizadas.

>> Confira a programação do evento

“Diante deste cenário, a formação do gestor esportivo mudará totalmente e, com isso, mudam aspectos técnicos e de abrangência mercadológica, fundamentais para formar o novo perfil do gestor. Mesmo nosso planejamento para dias de jogos ou outros lazeres foi modificado, considerando os riscos e políticas públicas envolvidas”, detalha.

Os homenageados Laércio Elias Pereira e José Carlos Brunoro representam o desenvolvimento do esporte, tanto no campo científico quanto na prática profissional. Imagem: Reprodução

REPRESENTAÇÃO – De acordo com Azevêdo, as homenagens eleitas para esta edição refletem o desempenho de atores sociais no progresso e inovação de diversas modalidades esportivas, assim como a dedicação na construção de políticas públicas do esporte.

Um dos condecorados com o título Mérito GESPORTE é o professor Laércio Elias Pereira, fundador do Centro Esportivo Virtual (CEV), repositório on-line com milhares de projetos esportivos desenvolvidos por instituições acadêmicas, e participante nas construções do Conselho Federal de Educação Física (Confef), da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Outro homenageado é o ex-técnico da seleção brasileira de voleibol e atual diretor de planejamento do Cruzeiro Esporte Clube, José Carlos Brunoro. O profissional foi responsável por políticas públicas no campo do esporte quando foi membro do Conselho Nacional do Esporte, na Secretaria Especial do Esporte, e um dos idealizadores do Timemania, jogo de loteria organizado pelo Governo Federal.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB