OPORTUNIDADE

Processo seletivo para a pós-graduação lato sensu tem 30 vagas. As inscrições foram prorrogadas até 24 de janeiro

Curso visa contribuir com a atualização de metodologias de educação, a fim de estimular que o processo de ensino-aprendizagem digital seja mais interativo e eficiente. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Faculdade UnB Gama (FGA), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), lança curso de especialização em Informática na Educação, com início em 2022. Podem se candidatar portadores de diploma de qualquer curso superior que atuem ou tenham interesse em atuar como professor ou em outras atividades na área de educação e formação de pessoas. O objetivo é contribuir com a qualificação continuada desses profissionais. São 30 vagas, e as inscrições foram prorrogadas até 24 de janeiro via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Não há taxa de inscrição.

>> Acesse o edital completo do processo seletivo e aqui a retificação, com as novas datas

Candidatos em fase de conclusão da graduação também podem se inscrever, desde que concluam o nível superior até o primeiro dia de aula do curso, previsto para 12 de fevereiro de 2022.

A iniciativa busca aprimorar a oferta de educação, pois pretende promover a atualização de metodologias educacionais e práticas docentes, além de estimular a evolução de habilidades em tecnologias – que podem tornar o processo de ensino-aprendizagem digital mais interativo e eficiente.

“Organize sua agenda para, em 2022, estar estudando com a gente e colaborando com a evolução da educação como docente e pesquisador participante das transformações necessárias à formação dos futuros profissionais e cidadãos do mundo cada vez mais globalizado”, convida Vandor Rissoli, coordenador do Laboratório de Tecnologias Educacionais (LaTEd) e da Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação da FGA.

Seguindo as normativas para retomada gradual de atividades presenciais na UnB, o curso será realizado em formato híbrido. Apenas a aula inicial e a final de cada disciplina obrigatória serão presenciais, aos sábados, na FGA. O curso tem carga horária letiva de 370 horas e duração de até 18 meses. A mensalidade é de R$ 620.

>> Veja mais informações sobre o curso

O professor Vandor Rissoli explica que a oferta da nova especialização “almeja proporcionar um processo de formação continuada que amplie as perspectivas metodológicas educacionais de seus participantes, aliando a estas metodologias o uso mais pedagógico de diferentes recursos tecnológicos de apoio significativo na atuação presencial, virtual, remota ou a distância”.

A turma, além de compor um espaço de compartilhamento de experiências, contará com um corpo docente qualificado e experiente para ministrar as aulas. “Possuem bastante experiência envolvendo metodologias educacionais apoiadas por tecnologias interativas em diferentes áreas do conhecimento humano, a fim de orientar e colaborar com a aprendizagem dos cursistas em suas particularidades e desafios pertinentes às suas respectivas áreas de atuação”, ressalta o coordenador do curso de pós-graduação.

IMPORTANTE – As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do Sigaa. Na plataforma, o candidato deve preencher um formulário e anexar, em campos específicos, os documentos obrigatórios. Além de documentos de identificação pessoal e moradia, o interessado também precisa inserir o Currículo Lattes (CV Lattes) atualizado e comprovantes para análise do CV Lattes – certificado de extensão, declaração ou certificado de participação em evento científico em sua área de atuação, entre outros, que deverão ser entregues em arquivo único.

O processo seletivo é dividido em duas etapas. A primeira é de análise do currículo e dos respectivos comprovantes. Por isso, é importante atentar-se aos documentos comprobatórios – só serão aceitos aqueles que corresponderem aos itens que pontuam na análise que será realizada pela comissão examinadora do curso. A tabela com os critérios e pontuação pode ser acessada no edital. A segunda etapa baseia-se em uma entrevista, que acontecerá a pedido da coordenação do curso.

A pontuação final será obtida a partir da análise curricular e da possível entrevista. Serão classificados apenas os candidatos que alcançarem, no mínimo, a nota final três. A lista dos homologados será publicada na página dedicada ao curso no site da FGA. O resultado final está previsto para o dia 7 de fevereiro de 2022.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.