#8M

Secretaria de Comunicação presta homenagem, nas redes sociais da UnB, a todas da comunidade universitária que fazem a diferença na instituição

Alunas, professoras, servidoras, terceirizadas, trabalhadoras autônomas. Somos muitas, somos insurgentes, somos propositivas, somos inspiradoras. Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB homenageia, em uma série de vídeos, mulheres da instituição que inspiram e são protagonistas de suas próprias histórias. Você pode conferir esse conteúdo especial nas redes sociais da Universidade.

Apesar de os vídeos não conseguirem abarcar todas as mulheres da comunidade universitária, eles expressam admiração por todas elas, que no dia a dia levam nossa Universidade adiante, inspirando com suas palavras, trabalhos e ações. Das pesquisadoras bolsistas produtividade 1-A pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (são sete, dentre um total de 22 na UnB); passando pelas estudantes, que são 50% dos alunos de graduação e maioria no mestrado (52%), no doutorado (53%) e nos programas de iniciação científica (62%); até as servidoras (48,62%* do total de docentes e técnicos são mulheres), terceirizadas (44,36%), autônomas, todas somos necessárias para que a Universidade funcione.

Entre as homenageadas, está a profissional Doraci Rosa, mais conhecida como Dora, rosto sorridente por trás de muitas das ligações e e-mails recebidos na Secretaria de Comunicação (Secom). Atualmente recepcionista, ela está na UnB desde 2010 e é essencial para a continuidade dos serviços da unidade. Além de receber quem visita a Secom, ela conhece os caminhos e as pessoas da Universidade, tira dúvidas, faz articulações e até indica fontes para as matérias produzidas pela equipe de Comunicação. Muitos outros departamentos têm sua própria “Doraci Rosa”. Esperamos que esse relato preste homenagem a todas as mulheres que, como ela, fazem a UnB acontecer!

Doraci Rosa hoje é recepcionista na Secretaria de Comunicação da UnB. Sem ela, o trabalho da equipe não seria possível. Nossa homenagem a todas as Doras da UnB! Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

>> Ouça um trecho do relato da Dora e do que ela faz pela equipe da Secom todos os dias

#8M – Durante o mês de março, a UnB está com uma programação especial dedicada às mulheres que deixam suas marcas na Universidade e na sociedade. Exibição de filmes, mesas-redondas, webinário, oficinas e palestras integram a série de atividades alusivas ao 8 de março, este ano com o tema Mulheres na universidade: insurgentes e propositivas. Há eventos previstos já nesta quarta-feira (8), mas a abertura oficial das celebrações ocorre na quinta (9), às 14h30, no Auditório da Reitoria, em mesa com presença de autoridades femininas do Distrito Federal.

Estarão presentes as reitoras Márcia Abrahão, da UnB, Luciana Massukato, do Instituto Federal de Brasília (IFB), e Simone Benck, da Universidade do Distrito Federal (UnDF); a presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e docente da UnB, Mercedes Bustamante; a secretária das Mulheres do Distrito Federal, Giselle de Oliveira; a secretária da Educação do DF, Hélvia Paranaguá Fraga; e o decano de Pós-Graduação da UnB, Lucio Rennó.

>> Confira a programação do #8M e participe!

Leia outras matérias sobre ações voltadas às mulheres e sobre protagonismo feminino na UnB:

>> Universidade lança edital inédito de incentivo à presença de mulheres e meninas na ciência

>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras

>> Mulheres têm conquistado mais espaços na UnB

>> Mulheres que fizeram história na Universidade de Brasília

>> Cientistas mulheres fazem a diferença na pandemia

>> UnB por elas: em busca de equidade

>> Cientistas por paixão, feministas por convicção

>> Relatos de vida, dedicação e luta

>> As batalhas por novos horizontes

*Dados de 2021.