HOMENAGEM

Solenidade póstuma ocorreu nesta quinta (13). Falecida em 2021, docente foi reconhecida pelas contribuições na luta pelos direitos das mulheres

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: professor Arthur Trindade, reitora Márcia Abrahão, cerimonialista e os filhos de Lourdes Bandeira, Felippe e Natália Bandeira. Imagem: Reprodução/UnBTV

Representada pelos filhos Felippe e Natália Bandeira, a professora do Departamento de Sociologia Lourdes Bandeira, falecida em setembro de 2021, recebeu o título póstumo de Emérita da Universidade de Brasília na tarde desta quinta-feira (13). Transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube, a solenidade remota contou com a presença de amigos, familiares e colegas de academia.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Sociologia pela UnB e doutora em Antropologia pela Université René Descartes Paris V, Lourdes lecionou na Universidade Federal da Paraíba e, em 1992, transferiu-se para a UnB, onde tornou-se professora titular em 2005.

“Perdemos alguém que era luz e estava à frente de seu tempo. Ela sempre foi uma referência para todas as mulheres brasileiras e faz muita falta no país neste momento”, disse a reitora Márcia Abrahão.

“A única coisa que lamento é que a cerimônia não pôde acontecer durante a vida da minha mãe, porque a UnB teve um papel importantíssimo para ela. Onde ela estiver, minha mãe estará muito grata”, emocionou-se Natália Bandeira.

Professora Lourdes Bandeira foi atuante na elaboração das leis Maria da Penha e de feminicídio, além de ter desenvolvido diversas pesquisas relacionadas às mulheres. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Incansável na luta pelo direito das mulheres, Lourdes Bandeira faleceu três meses após a aprovação da outorga do título de Professora Emérita pelo Conselho Universitário, deixando um importante legado no combate à violência de gênero.

Na UnB, além das atividades de docência, Lourdes coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (Nepem) e contribuiu ativamente para ações de promoção dos direitos humanos no âmbito da própria instituição. Entre os anos de 2008 e 2015, atuou na Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, na qual ajudou a estruturar diversas políticas públicas e a criar a Casa da Mulher Brasileira, espaço de referência no atendimento de mulheres vítimas de violência.

A professora Lia Zanotta destacou a contribuição de Lourdes na proposição das leis Maria da Penha e de feminicídio no Brasil. “Gostaria de expressar minha admiração à colega, professora e autora, e a minha emoção e profundo lamento diante do falecimento de Lourdes amiga, irmã de coração e companheira de pesquisa teórica e militância feminista”, disse.

“Foi com um misto de profunda dor e imenso reconhecimento acadêmico que nos despedimos da professora e colega do Departamento de Sociologia da UnB Lourdes Bandeira. Sinto muito sua falta, Lourdes”, disse a professora Maria Francisca Pinheiro.

“São várias as Lourdes que seguem presentes entre nós”, destacou o diretor do Instituto de Ciências Sociais, Arthur Trindade, ao relembrar a trajetória da pesquisadora. “Lourdes sabia conciliar a atuação acadêmica com o ativismo político dos movimentos feministas. Desde muito cedo, ela percebeu que não bastava estudar e pesquisar as desigualdades nas relações de gênero, era preciso agir. Ainda na Paraíba, foi fundadora do movimento de mulheres de João Pessoa que denunciava as violências sofridas pelas mulheres, especialmente pelas mais pobres”, contou. “Mulher de coragem, ela nunca se intimidou. Apoiou movimentos e coletivos de mulheres, denunciou o machismo e a misoginia.”

Também participaram da solenidade de outorga as professoras Ela Wiecko, Deis Siqueira, Ana Paula Antunes e Mariza Veloso; as decanas Denise Imbroisi, do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), e Olgamir Amancia, do Decanato de Extensão (DEX); e a secretária de Comunicação, Mônica Nogueira.

Confira a solenidade de outorga de título: