SOLUÇÃO AMBIENTAL

Obra paisagística experimental embeleza o ICC com flores do Cerrado e de ciclo curto. Projeto foi reconhecido por seu caráter inovador

Jardim temporário floresce no período das chuvas e tem seu colorido reduzido durante a seca. Foto: Julio Pastore/FAV UnB

 

Quem anda pelos corredores do Instituto de Central de Ciências (ICC) depara-se, sobretudo no período prévio à seca, com belezas naturais de saltar aos olhos. Flores nativas do Cerrado e de ciclo curto, além de plantas rasteiras, como zínia persa, gaillardia, sálvia azul, neve da montanha, linho e a margaridinha-escura, são algumas das espécies que dão um colorido aos 5 mil metros de área verde do edifício histórico. A concepção paisagística é resultado do projeto de extensão Jardim de Sequeiro, premiado recentemente na V Bienal Latino-americana de Arquitetura de Paisagem.

O reconhecimento internacional, concedido na categoria Obra Construída pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México, deu-se pelo potencial da iniciativa em promover soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais da América Latina. "Foi muito gratificante receber esse prêmio. Não só pela premiação em si, mas por ver que o jardim está saindo do ambiente universitário", celebra Brenda Cristina Souza, estudante de Ciências Ambientais e integrante do projeto.

O Jardim de Sequeiro foi idealizado em 2020, a partir de parceria entre a Prefeitura da UnB e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), com o intuito de repaginar os canteiros do ICC com alternativa paisagística experimental cuja implantação e o manejo são de baixo custo. "É um jardim temporário, que a gente planta por semeadura direta no começo das chuvas, e ele vai numa sucessão de florações até a seca", explica o professor da FAV e coordenador do projeto, Júlio Pastore, em entrevista à UnBTV.

Para que a renovação do jardim ocorra anualmente, as sementes que ali germinam são aproveitadas a partir de colheita durante o inverno, estação seca em regiões de Cerrado. A semeadura para o terceiro ciclo de floração será realizada em breve.

Saiba mais sobre o Jardim de Sequeiro e a premiação em vídeo da UnBTV:

*Com informações da UnBTV.

 

Leia também:

>> Atletas da UnB conquistam nove medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

>> Governo federal faz novo corte na educação e inviabiliza funcionamento das universidades

>> Pesquisa da UnB analisa relação entre consumo de drogas e suicídios no DF

>> UnB recebe três menções honrosas no Prêmio Capes de Tese 2022

>> Vivência Amazônica realiza a sua quinta imersão em campo

>> Professores da Face representam a UnB em estudo internacional sobre transição energética

>> Vera Lúcia entra para o quadro de professoras eméritas da UnB

>> Equipes do Plano Diretor da Universidade se reúnem pela primeira vez

>> Dicas ajudam comunidade acadêmica a cooperar com a coleta seletiva solidária

>> Boas-Vindas do 2º/2022 vem aí

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.