RECONHECIMENTO

Entre 25 especialistas, o médico Gerson Penna é o único brasileiro do grupo

O docente da UnB Gerson Penna é o único brasileiro convidado a integrar o Comitê Estratégico e Técnico sobre Riscos Infecciosos com Potencial de Pandemia e Epidemia da OMS. Foto: Hill House

 

A Universidade de Brasília (UnB) integra a nova composição do Comitê Consultivo Estratégico e Técnico sobre Riscos Infecciosos com Potencial de Pandemia e Epidemia da Organização Mundial da Saúde (OMS). O pesquisador Gerson Penna, docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT/UnB) e ex-diretor da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília, é o único brasileiro entre os 25 especialistas convidados pela Organização a participar do grupo.

“É o mais alto Comitê de preparação em respostas, responsável por elaborar análises e aconselhar a OMS sobre agentes infecciosos que podem representar ameaças à segurança da saúde global”, explica Penna. “É uma enorme responsabilidade assessorar de modo independente a OMS sobre riscos infecciosos com potenciais epidêmicos e como uma pandemia. E uma alegria poder trabalhar com tantos pesquisadores brilhantes que admiro.” A primeira reunião do Comitê deverá acontecer em Genebra, na Suíça, ainda neste mês.

Penna coordenou a resposta brasileira como secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde nas epidemias de dengue, sarampo, rubéola e a pandemia de H1N1. Nos últimos dez anos, o médico figura entre os dez primeiros cientistas que mais contribuíram com estudos para o enfrentamento de doenças negligenciadas em todo o mundo. É o primeiro dermatologista da lista. Tem mais de 253 trabalhos científicos publicados, livros e capítulos de livros, no Brasil e no exterior, e 404 participações em eventos científicos.

Leia também:

>> UnB lança editais de dois prêmios de direitos humanos

>> Jardim de Sequeiro da UnB recebe prêmio internacional

>> Atletas da UnB conquistam nove medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

>> Governo federal faz novo corte na educação e inviabiliza funcionamento das universidades

>> Pesquisa da UnB analisa relação entre consumo de drogas e suicídios no DF

>> UnB recebe três menções honrosas no Prêmio Capes de Tese 2022

>> Vivência Amazônica realiza a sua quinta imersão em campo

>> Professores da Face representam a UnB em estudo internacional sobre transição energética

>> Vera Lúcia entra para o quadro de professoras eméritas da UnB

>> Equipes do Plano Diretor da Universidade se reúnem pela primeira vez

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.