RECONHECIMENTO

Primeira edição do Science, She Says Award, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, foi entregue nesta segunda (6). Jaqueline Mesquita representa as Américas Central e do Sul e o Caribe

Neste mês de março, dedicado a destacar o protagonismo da mulher em diversas áreas, a Universidade noticia um excelente reconhecimento: a professora Jaqueline Mesquita, do Departamento de Matemática (MAT), acaba de receber o prêmio Science, She Says Award. A distinção foi entregue na manhã desta segunda-feira (6) e reconhece mulheres cientistas internacionais que realizaram projetos de relevância em seus países. A iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália ocorre pela primeira vez.

Jaqueline Mesquita, professora do MAT, recebeu o prêmio Science, She Says Award, como representante de toda a América do Sul, América Central e Caribe. Foto: Arquivo pessoal

 

Especialista em equações diferenciais funcionais, Jaqueline foi escolhida como representante das América Central e do Sul e do Caribe. "Trata-se de um prêmio destinado a todas as áreas do conhecimento. Ter uma cientista da matemática pura levando essa premiação mostra a importância da ciência básica para o desenvolvimento da pesquisa científica", comemorou a docente.

Em seu agradecimento, Jaqueline mencionou os investimentos do país em sua formação como cientista, por meio de bolsas e da universidade pública e de qualidade. "Esse prêmio reforça também o protagonismo do Brasil na área da matemática. Isso com certeza será muito importante para aumentar ainda mais a visibilidade da ciência brasileira", considera.

HISTÓRICO – Não é a primeira vez que Jaqueline conquista reconhecimento pelo trabalho feito na Universidade de Brasília. Em 2019, ela foi uma das sete vencedoras do programa Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências.

Em 2018, passou a integrar o grupo de pesquisadores da Academia Mundial de Ciências. E em 2017, foi a única brasileira matemática escolhida entre candidatos do mundo inteiro para o Heidelberg Laureate Forum, na Alemanha.

No mês passado, Jaqueline Mesquita esteve à frente da organização do evento Mulheres na Ciência da UnB. Seu protagonismo conecta-se à relevância dada ao tema pela instituição. Dias depois, a Universidade lançou o Programa Estratégico Mulheres e Meninas na Ciência: o Futuro é Agora, que, a partir de 8 de março, oferta bolsas para reduzir disparidade de gênero nas áreas de ciência e tecnologia.

“Este é um marco, a primeira iniciativa de uma série de ações que serão tomadas coletivamente, de agora em diante, para atrair e incentivar a permanência de garotas na ciência”, comentou a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, por ocasião do lançamento do programa. Além do DPI, Decanato de Extensão (DEX) e Secretaria de Direitos Humanos (SDH) lideram a iniciativa.

Continue acompanhando o mês da mulher na UnB, por meio da programação oficial #8M 2023 - Mulheres na universidade: insurgentes e propositivas. Há atividades previstas até 31 de março.

 

Leia também:

>> Série de atividades comemora mês das mulheres

>> UnB pede apoio de parlamentar para liberação de recursos financeiros de emendas

>> UnB abre licitação para contratação de operadora de plano de saúde

>> Trabalhos para concluir obra parada há uma década começam

>> UnB e Polícia Federal avançam para firmar cooperação técnica inédita

>> UnB consegue liberação de medicamento para pesquisa

>> Dezessete instituições receberão selo ODS Educação

>> Matrícula em disciplinas da graduação começa nesta quarta-feira (1º)

>> STI dá dicas para proteção de dados na rede

>> UnB faz parceria para uso de imagens de satélites em pesquisas científicas

>> Centro Olímpico oferece atividades físicas durante as férias

>> BCE volta a funcionar 24 horas em dias úteis

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.