EXCELÊNCIA

O ranking espanhol avaliou a Universidade como a oitava melhor do país e a 14ª da América Latina

Universidade alcança excelente desempenho no primeiro ranking divulgado em 2023 com participação da instituição. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) continua sendo destaque em rankings internacionais. No espanhol Webometrics Ranking of World Universities, primeiro ranking a ser divulgado em 2023, a UnB ocupa a quinta posição entre as universidades federais e a oitava entre as universidades brasileiras. O Webometrics classifica as universidades com base nas iniciativas de acesso aberto e acesso eletrônico a publicações científicas e a outros materiais acadêmicos. Assim, o ranking identifica também a presença na rede de docentes e pesquisadores em suas diversas atividades.

Também conhecida como Ranking Web of Universities, a avaliação iniciou-se em 2004, sendo os resultados divulgados, desde 2019, duas vezes por ano. Acompanha 31 mil universidades em todo o mundo. Nesta edição, em relação às instituições latino-americanas, a UnB conquistou o 14º lugar e, em nível mundial, está em 580º lugar, tendo subido 40 posições em relação ao divulgado no primeiro semestre de 2022 e 12 posições em relação ao segundo semestre de 2022.

A reitora Márcia Abrahão celebrou o resultado. “É sempre muito gratificante ver a UnB se destacando em rankings internacionais. Nós estamos, na grande maioria dos rankings, no top dez do país. Isso é uma demonstração do grande esforço e trabalho realizado por todos os estudantes, servidores e técnicos da UnB para que continuemos, mesmo em meio a tantas dificuldades nos últimos anos, fazendo ensino, pesquisa e extensão com compromisso social”, disse.

O ranking baseia-se em três indicadores. O de Visibilidade avalia o número de redes externas (subnets) que conduzem às páginas web da instituição. O de Transparência considera o número de citações dos 310 melhores autores da instituição, excluindo-se os 30 maiores outliers. Já o de Excelência Acadêmica avalia o número de artigos entre os 10% mais citados em 27 áreas, em um período de cinco anos (2017 a 2021).

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, ressalta que a UnB não fornece nenhum dado ao ranking, sendo todas as informações coletadas diretamente pela Webometrics. “Os resultados demonstram a presença da UnB em publicações de acesso aberto e também na internet, pois, apesar do grande número de participantes, neste ranking estamos no topo, entre 1% das melhores universidades do Brasil”, afirmou. O Webometrics avaliou 1.292 universidades brasileiras.

O ranking é realizado por grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior organismo público de pesquisa na Espanha, o Cybermetrics Lab.