EXCELÊNCIA

O ranking QS World University avaliou 22 instituições federais e outras 13 universidades do país, entre públicas e privadas

Entre públicas e privadas, UnB manteve a nona melhor colocação no ranking. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília é a quinta melhor universidade federal do país, de acordo com dados do QS World University Rankings divulgados nesta quarta-feira (28). A UnB manteve a posição dos últimos três anos mesmo com a entrada de 13 federais na atual avaliação, subindo de nove para 22 instituições. A quinta colocação é dividia com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“É um orgulho ter o reconhecimento internacional da nossa excelência acadêmica, mesmo enfrentando tantos desafios orçamentários e os ataques às nossas instituições de educação e ciência nos últimos anos. Sabemos das dificuldades de investimento que temos e as agências de fomento também. Ainda assim, pontuamos muito bem nos indicadores que medem a qualidade do ensino superior”, comemorou a reitora Márcia Abrahão.

Neste ano, o ranking avaliou 35 universidades nacionais, públicas e privadas, mesmo número de participantes do ano anterior. A UnB manteve-se estável na classificação entre as melhores participantes nacionais do ranking desde 2021. Permaneceu na nona posição. O QS World leva em conta indicadores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e presença de estudantes e professores internacionais.

Na classificação mundial, mesmo com a ampliação no número das universidades classificadas, a UnB encontra-se na faixa da 801ª – 850ª posição. A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, frisou a relevância da colocação recebida pela Universidade. “Apesar do aumento de 20% de universidades avaliadas neste ano, conseguimos nos estabilizar na mesma posição do ano anterior, o que representa avanço. São resultados que mostram nosso compromisso como comunidade acadêmica para a manutenção do ensino e da pesquisa de excelência da UnB, nos cenários nacional e mundial.”

O QS World University Rankings é elaborado pela consultoria britânica QS Quacquarelli Symonds, uma das principais organizações que medem a qualidade do ensino superior em todo o mundo. Desde 2004, é publicado no intuito de oferecer métricas a quem busca uma instituição com qualidade de ensino.

A edição deste ano analisou mais de 2,9 mil universidades, das quais apenas as 1.499 melhores instituições do mundo foram classificadas.