EXCELÊNCIA

Ranking elaborado pelo Estadão avalia com nota máxima 22 cursos de graduação da Universidade de Brasília

Ao todo, a UnB conta com 92,7% dos cursos com cinco e quatro estrelas no Guia da Faculdade 2023, elaborado pela Quero Educação e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Universidade de Brasília tem 92,7% dos seus cursos de graduação avaliados com cinco e quatro estrelas no Guia da Faculdade 2023 — publicação feita pela Quero Educação e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão. Dos 82 cursos de graduação avaliados, 22 conquistaram a excelência com nota cinco, a máxima; e 54 receberam quatro estrelas, sendo considerados muito bons.

As instituições públicas representam 86% dos cursos cinco estrelas no Guia da Faculdade. A UnB está entre as dez instituições de ensino superior com mais cursos avaliados com a nota máxima. A edição 2023 analisou 16 mil cursos superiores brasileiros.

“É mais um reconhecimento de todo o trabalho do nosso corpo técnico, dos docentes e de estudantes da UnB, além de atestar o compromisso da nossa gestão com a excelência acadêmica. Parabenizamos todas e todos que estão compromissados com a educação pública de qualidade e que fazem da UnB referência para o país”, comemora o vice-reitor, Enrique Huelva.

Alcançaram a nota máxima as graduações em Biblioteconomia, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Engenharia Elétrica, Filosofia, História (bacharelado e licenciatura), Pedagogia (licenciatura e EaD), Turismo, Engenharia Eletrônica, Arquivologia, Matemática, Artes Cênicas, Geografia, Direito, Engenharia Mecânica, Educação Física, Geologia, Química, Estatística e Gestão de Políticas Públicas.

METODOLOGIA – O ranking é realizado por meio da metodologia de “avaliação por pares”, em que professores universitários são convidados a classificar os cursos de graduação – com três, quatro ou cinco estrelas. Cada curso é avaliado por seis docentes. A equipe do Guia atua colhendo informações sobre os cursos, encaminhadas pelos coordenadores, e avaliações por professores de ensino superior cadastrados como colaboradores voluntários. Mais de 10,5 mil professores participaram.

“O envio de informações sobre cada curso ocorre de forma voluntária pelos coordenadores. Por isso, não são todas as graduações da Universidade que constam na publicação. Estamos muito felizes, pois demos um salto em comparação com a avaliação do ano passado”, afirma a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi.