PÓS-GRADUAÇÃO

Iniciativa fomenta a pesquisa na pós-graduação e a mobilidade em diferentes países e para a UnB. Todas as oportunidades têm inscrições até 3 de março

Editais estimulam mobilidade internacional de pesquisadores e potencializam processo de internacionalização da Universidade. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) está com quatro editais abertos pelo Projeto Institucional de Internacionalização Capes-PrInt UnB. As oportunidades, disponíveis no site do DPG até 3 de março, são para Doutorado Sanduíche, Pós-Doutorado, Professor Visitante no Brasil e Professor Visitante no Exterior. Promovido junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Capes-PrInt fomenta a pesquisa dos programas de pós-graduação em outros países por meio da concessão de auxílio financeiro para mobilidade internacional de pesquisadores. Na UnB, iniciativa é realizada no âmbito do Plano de Internacionalização da Universidade.

 

"Os editais do Capes-PrInt na UnB são fundamentais para ampliar a inserção internacional da Universidade, permitindo tanto a vinda de pesquisadores(as) e professores(as) para compartilhar seus conhecimentos com a comunidade acadêmica da UnB, quanto a ida de nosso pessoal – discentes e docentes – para intercâmbios e residências em prestigiosas instituições de ensino no exterior. Dessa forma, praticamos a ideia de internalizar a internacionalização e estimulamos que nossos quadros se insiram em redes internacionais", aponta o decano de Pós-Graduação, Lucio Rennó.

 

O gestor enfatiza, ainda, que "essa diversidade de modalidades contempla as demandas dos PPGs e permite inserções internacionais diversificadas".

 

De acordo com o cronograma de implementação de bolsas estabelecido pela Capes, os editais possuem duas janelas de indicação de bolsistas e o candidato deverá apontar, na ficha de inscrição, uma delas. A primeira vai de 20 de março até 18 de abril, com período de início das atividades e vigência da bolsa de julho a setembro; já a segunda inicia-se em 5 de junho e encerra-se em 4 de julho, com atividades e bolsa vigente de outubro a dezembro.

 

As candidaturas devem ser enviadas ao DPG via SEI (para DPG/CAPES PrInt), com os seguintes documentos: despacho de encaminhamento, assinado pela coordenação do programa de pós-graduação; ficha de inscrição do bolsista, disponível no SEI, devidamente preenchida; documentação apresentada pelo discente para a seleção; ata do processo de seleção de candidatura realizado, descrevendo a classificação dos candidatos aprovados e assinada pela coordenação do PPG.

 

DOUTORADO SANDUÍCHE — O edital 001/2023 abre 60 vagas para Doutorado Sanduíche no Exterior, e o financiamento pode ter duração de até 48 meses, com a condição de que o bolsista retorne ao Brasil com seis meses de antecedência da defesa do trabalho final.

 

O doutorado sanduíche é um programa de financiamento estudantil que busca apoiar a formação de recursos humanos de alto nível no exterior em cursos de pós-graduação reconhecidos pela Capes. O intuito é que o bolsista realize pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil. "As bolsas de doutorado sanduíche são fundamentais para que jovens pesquisadores, ainda em trabalho doutoral, iniciem o processo de internacionalização de suas carreiras", enfatiza Lucio Rennó.

 

O fomento é destinado aos alunos que estejam regularmente matriculados em algum curso de doutorado no Brasil com nota Capes igual ou superior a 5 que esteja incluído no Projeto Institucional de Internacionalização Capes-Print UnB. Os candidatos devem também comprovar qualificação para usufruir do intercâmbio, bem como ter proficiência na língua estrangeira de acordo com o edital.

 

PÓS-DOUTORADO — O edital 002/2023, referente às candidaturas ao Pós-Doutorado com Experiência no Exterior (PDEE), oferta oito bolsas com duração máxima de até 12 meses. A modalidade PDEE busca atrair pesquisadores ou docentes, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, que residem no Brasil ou não e que possuam experiência acadêmico-científica relevante (doutorado pleno ou pós-doutorado por no mínimo 12 meses, por exemplo) no exterior.

 

Os candidatos que não forem brasileiros e não tiverem residência no país devem tomar as providências necessárias para a obtenção do visto de entrada no Brasil, na categoria Vitem I e com validade de acordo com o período de vigência da bolsa. Todos os estrangeiros devem ter cadastro na Capes, pelo site: https://sadmin.capes.gov.br/sadmin/#/cadastroUsuarioEstrangeiro.

 

PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL — Para incentivar visitas curtas à UnB de professores e pesquisadores estrangeiros de todas as áreas do conhecimento, o edital 003/2023 disponibiliza 30 bolsas com duração de sete a 30 dias. Os candidatos devem possuir formação e experiência profissional que contribuam para os programas de pós-graduação da UnB, por meio de cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais.

 

As candidaturas devem ser apresentadas pelo coordenador do PPG proponente, que deve também fornecer garantia de local de trabalho e infraestrutura apropriada para a realização das atividades dos visitantes. Estes, por sua vez, devem se dedicar, exclusivamente e em regime integral, às atividades acadêmicas e de pesquisa em nível de pós-graduação esperadas pelo programa vinculado.

 

Segundo o decano Lucio Rennó, a vinda de pesquisadores estrangeiros à Universidade amplia a troca de experiências em âmbito internacional. "As bolsas de pesquisador(a) visitante no Brasil trazem ganhos substanciais para toda a comunidade local, que recebe colegas que conduzem trabalhos de ponta em suas áreas de conhecimento." 

 

PROFESSOR VISITANTE NO EXTERIOR — O edital 004/2023 de Professor Visitante no Exterior oferece bolsas para a realização de estudos avançados após o doutorado e é destinado a docentes que possuam vínculo empregatício com a Universidade de Brasília e sejam orientadores credenciados em PPGs vinculados ao Capes-PrInt.

 

A modalidade é dividida em duas categorias de bolsa: Professor Visitante no Exterior Júnior, para aqueles que tenham até 10 anos de doutoramento, e Professor Visitante no Exterior Sênior, para candidatos com obtenção do grau há mais de dez anos.

 

Espera-se que as bolsas de Professor Visitante no Exterior resultem na criação de parcerias e na consolidação de redes de pesquisa existentes, no desenvolvimento de centros de ensino e pesquisa brasileiros, na ampliação do acesso de docentes brasileiros a centros de pesquisa de excelência, bem como proporcionar maior visibilidade internacional à pesquisa científica, tecnológica e cultural feita no Brasil.

 

Para cada categoria, serão disponibilizadas uma bolsa de três meses de duração e outras quatro bolsas de seis meses de duração. A seleção dos candidatos será realizada pelo Comitê Gestor do Capes PrInt da UnB, seguindo duas etapas: análise técnico-documental e análise de mérito.

 

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB debate oferta de disciplinas EaD em cursos presenciais

>> Manutenção do Bloco K da Colina será entregue em março

>> Nova usina de energia limpa é inaugurada no prédio do Ipol e Irel

>> UnB destina mais de quatro hectares de Cerrado para recuperação

>> Reitora e pesquisadores da UnB recebem homenagem da Agência Espacial Brasileira

>> Mostra fotográfica de estudante da UnB recebe premiação internacional

>> Ex-reitor Antonio Ibañez recebe o título de Doutor Honoris Causa

>> UnB recebe prêmio por incentivar a criação de novos negócios

>> Com grande equipe da UnB, filme é selecionado para ir ao Festival de Cinema de Berlim

>> Equipe de Engenharia da FGA desenvolve simulador automotivo

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.