EXCELÊNCIA

Universidade segue entre as primeiras do país. Índice de publicação científica sobe em relação a anos anteriores

UnB foi avaliada pelo Ranking Xangai em seis indicadores e demonstrou mais uma vez sua excelência. Acima, a beleza dos jardins do ICC, no campus Darcy Ribeiro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB


A Universidade de Brasília está entre as dez melhores instituições federais e entre as 13 melhores do país, de acordo com o Ranking de Xangai (ARWU). Quando consideradas as participantes de todo o mundo, a UnB encontra-se entre as 800 melhores. Mais de 2.500 universidades são classificadas pelo ARWU todos os anos e as mil melhores são publicadas.

 

“Mesmo com a pandemia e os graves cortes em nossos recursos, conseguimos mostrar a toda a sociedade a relevância da Universidade de Brasília como instituição que produz ensino, pesquisa e extensão de excelência e com compromisso social”, destacou a reitora Márcia Abrahão. “Nosso objetivo é subir ainda mais nos rankings acadêmicos e mostrar que as universidades públicas são essenciais para a manutenção do pensamento crítico brasileiro e para a produção científica de qualidade em diversas áreas do conhecimento.”

 

O Ranking de Xangai utiliza seis indicadores para avaliar as universidades: ganhadores de prêmio Nobel e Medalhas Fields entre egressos; ganhadores de prêmio Nobel e Medalhas Fields entre pesquisadores; pesquisadores altamente citados em revistas internacionais selecionados pela Clarivate; número de artigos publicados nas revistas Nature e Science; artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation; e um indicador que pondera os escores dos cinco indicadores anteriores pelo quantitativo de pessoas que atuam na área acadêmica da instituição.

 

A Universidade de Brasília pontuou bem em publicações na Nature e na Science e, em relação a 2021, melhorou o indicador que considera o desempenho per capita da Universidade. No número de artigos indexados em Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation, a Universidade obteve sua maior nota nos últimos anos. Em 2021, a UnB não pontuou no indicador divulgado pela Clarivate, diferentemente de 2020 – quando uma docente da UnB constou na lista de pesquisadores altamente citados.

 

“A Universidade de Brasília mostra sua resiliência ao manter-se bem avaliada do ranking de Xangai e melhorando índices de citação acadêmica, mesmo em meio a grandes dificuldades de recursos e apoio governamental”, reforça a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. "Isso demonstra o compromisso dos nossos docentes, técnicos e estudantes com a ciência e com a sociedade. Continuamos a trabalhar para apoiar os esforços de pesquisa e inovação da comunidade acadêmica.”

 

O Ranking de Xangai ou Academic Ranking of World Universities (ARWU) foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pela Shanghai Jiao Tong University, China, e atualizado anualmente. Desde 2009, quem cuida do ranking é a ShanghaiRanking Consultancy, uma organização independente em inteligência de ensino superior que não é subordinada a nenhuma universidade ou agência governamental.

 

Leia também:

>> Universidade divulga edital do Vestibular de 2023

>> Carreta itinerante traz cursos sobre energias renováveis ao campus Darcy Ribeiro

>> Estudantes, professores e técnicos podem opinar sobre ações de Boas-Vindas

>> Edital seleciona participantes para atualização de Plano Diretor

>> Reformas dão mais acessibilidade à FCI

>> UnB lança edital para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior

>> UnB publica edital do XIII Seminário de Extensão Universitária do Centro-Oeste

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.