RECONHECIMENTO INÉDITO

Avaliação do ranking internacional Times Higher Education (THE) Impact leva em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Universidade de Brasília obteve posição de destaque em ranking que mede impactos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Arte: Marcelo Jatobá e Francisco George Lopes/Secom UnB

 

Pela primeira vez, a Universidade de Brasília (UnB) aparece no Times Higher Education (THE) Impact, divulgado no começo desta semana. O ranking vai além do desempenho das universidades em pesquisa. Avalia as políticas internas e o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. No ranking geral de 2022, a UnB ocupa a primeira posição entre as federais e aparece empatada em terceiro lugar nacionalmente com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A UnB também obteve a 1ª posição nacional nos ODS 3 – Saúde e Bem-estar – e ODS 4 – Educação de Qualidade.

“É um resultado excelente. Fruto de esforço coletivo de muitas áreas da Universidade comprometidas com a sustentabilidade em seu sentido mais profundo. A instituição universidade precisa, cada vez mais, pautar suas ações com foco na sustentabilidade e estabelecer o patamar necessário para o desenvolvimento do país", explica a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi. "Muitos parceiros auxiliaram no processo de coleta das informações e se dedicaram para entender e analisar o que esse ranking avalia.”

No THE Impact Rankings, embora os números relacionados à pesquisa também sejam considerados, as análises levam em conta, predominantemente, ações e políticas institucionais comprovadas por evidências. São avaliados dados relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para ser classificada, uma instituição precisa enviar evidências do ODS 17 (Parcerias e Meios de implementação) e pelo menos outros três, à sua escolha.

 

Confira em detalhes as posições da UnB por ODS. Arte: Marcelo Jatobá e Francisco George Lopes/Secom UnB

 

No mundo, a UnB classificou-se na faixa 201-300 entre 1.406 instituições analisadas. A melhor colocação da Universidade ocorreu no ODS 4 – Qualidade da Educação –, ficando na posição 55 entre 1.180 instituições do mundo; no ODS 3 – Saúde e Bem-estar –, classificou-se no 95° lugar de 1.101 universidades; e no ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico –, ficou na faixa 101-200, de um total de 849 instituições. No ODS 17, está entre 401- 600 de 1.438 universidades. O ODS 17 tem o peso de 22% e os demais, 26% na avaliação.

O processo de ingresso no THE Impact começou em 2019, com o estudo feito pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), de mapeamento de cada ODS e os indicadores que precisariam ser coletados.

Em 2020, a UnB reuniu especialistas de diferentes áreas da instituição em um Grupo de Trabalho para coletar as informações. E, no ano passado, a Comissão de Indicadores de Desempenho Acadêmico criou grupos temáticos de trabalho e um deles ficou responsável por levantar os dados dos ODS na UnB e sistematizar as informações para o ranking. O projeto de desenvolvimento institucional, sob a coordenação do professor Dalton Lopes Martins (FCI), em conjunto com a Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI/DPO), coletou os dados em várias bases. "O desafio agora é continuar com esse trabalho para os próximos anos”, avalia o diretor da DAI, Guilherme Viana.

A UnB submeteu informações também relacionadas ao ODS 1 – Erradicação da Pobreza e ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. “Fomos bem também, mas o destaque maior foi para os ODS 3 e 4. Temos mais um instrumento importante para acompanhar o trabalho de sustentabilidade da Universidade e também para nos certificarmos de que estamos em sintonia com as melhores práticas de todo o mundo na temática”, afirma Denise Imbroisi.

 

Leia também:

>> Sessão solene no Senado celebra história da UnB

>> Mulheres que fizeram história na Universidade de Brasília

>> Consuni comemora os 60 anos da UnB

>> Exposição e roda de conversa encerram concurso cultural que incentiva participação de meninas na ciência

>> Aplicativo desenvolvido em projeto da UnB recebe prêmio internacional

>> UnB está entre as 4,4% melhores instituições do mundo, aponta ranking CWUR

>> UnB 60 anos: da idealização à interrupção de um sonho

>> Comunidade celebra os 60 anos de uma UnB transformadora

>> A transformação de um patrimônio vivo

>> Presença indígena cresce na UnB

>> CAD aprova Relatório de Gestão de 2021 por unanimidade

>> Revista Darcy celebra a universidade necessária

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.