PIONEIRA E INCLUSIVA

Secretaria de Comunicação lança edição especial comemorativa aos 60 anos da UnB

Pioneira, transformadora e necessária: a UnB sexagenária é celebrada na Darcy por seu legado para a sociedade. Arte: Luísa Reis/Secom UnB

Pioneira, inclusiva e democrática. Palavras que sintetizam o simbolismo de seis décadas da Universidade de Brasília. Dados, fatos e relatos do passado e do presente desta instituição, que completa 60 anos em 21 de abril, inspiram a nova edição (nº 27) da Darcy, revista de jornalismo científico e cultural da UnB.

Sob o prisma da universidade necessária, como idealizava o antropólogo Darcy Ribeiro, a publicação exalta o que a UnB faz de melhor. O Dossiê da revista traz um panorama estatístico do ensino, da pesquisa e da extensão nos últimos dez anos. A sistematização resulta da colaboração entre a Secretaria de Comunicação (Secom) e o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).

As reportagens comemorativas evidenciam o vanguardismo da UnB na adoção de cotas raciais e o seu pioneirismo com o Programa de Avaliação Seriada (PAS), modelo de acesso alternativo ao vestibular tradicional. Já os fatos marcantes desta história sexagenária estão reunidos em cronologia que resgata a memória institucional da Universidade.

“O balanço estatístico capta muito do que somos, uma instituição educadora, produtora de conhecimento e de importantes mudanças sociais. Por isso, nesta edição, também valorizamos a dimensão humana da UnB. Destaco a sensibilidade das fotos e dos depoimentos que mostram como a nossa Universidade transformou a vida das pessoas”, resume a secretária de Comunicação, Mônica Nogueira.

Além dos conteúdos especiais sobre o aniversário da UnB, a revista aborda o potencial do extrato da semente do cupuaçu para a cicatrização da pele e retrata a conjuntura do ensino de Libras e de português escrito para surdos no Distrito Federal. Explicações sobre as origens dos blocos pré-moldados, utilizados na construção do campus Darcy Ribeiro, dão contornos de arquitetura à publicação, que ainda revela como um podcast sobre curiosidades de personagens históricos mudou as relações de ensino e aprendizagem na Filosofia.

“Esse número da Darcy atesta a excelência da UnB em seus múltiplos âmbitos de atuação e o compromisso do seu corpo técnico, docente e de colaboradores com a valorização da educação pública e da ciência acessível à sociedade”, analisa Vanessa Vieira, editora-chefe da revista.

NÚMEROS DA UnB – Na última década, a Universidade de Brasília formou 45 mil profissionais em 147 cursos de graduação atualmente ativos. Destes, cerca de 30% são pretos, pardos ou indígenas – um reflexo direto das políticas de ações afirmativas implementadas pela instituição.

Sob outra perspectiva, pouco mais de 4% dos estudantes de graduação se declararam pretos, pardos ou indígenas em 2003, antes da adoção pioneira das cotas raciais nos sistemas de ingresso. Dez anos depois, o índice alcançou 31%, sendo que os dados mais recentes indicam um percentual próximo à metade dos graduandos (48%).

Na pós-graduação, a UnB formou 15 mil mestres e doutores em 183 cursos, no período de 2011 a 2020. A produção intelectual somou 673 mil trabalhos publicados entre 2011 e 2019. Atualmente, são mais de 3,5 mil projetos de pesquisa em andamento e a infraestrutura da instituição conta com 690 laboratórios, 76 núcleos e 32 centros de pesquisa, além dos espaços para incubadoras ou serviços tecnológicos e empresas juniores.

>> Confira outros números da UnB na edição 27 da Revista Darcy

LANÇAMENTO – No dia 20 de abril, véspera do aniversário de 60 anos da UnB, a Secretaria de Comunicação promoveu um pequeno coquetel de lançamento da Darcy 27. O evento no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, foi oportunidade para apresentar os novos membros do Conselho Editorial da revista e reverenciar personagens históricos da linha do tempo da publicação, como José Geraldo de Sousa Junior, Isaac Roitman e Luiz Gonzaga Motta. Confira abaixo a galeria de imagens do encontro.

...