EDIÇÃO 26

A publicação celebra o centenário de nascimento do educador, com resgate de seu pensamento e suas obras, e mostra pesquisas e projetos da UnB pautados na concepção freiriana

Educador que assina Pedagogia do oprimido, terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos em ciências humanas no mundo, é destaque na Darcy 26. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

O autor da obra mais citada no mundo na área da educação e do único título brasileiro a aparecer na lista dos cem livros mais requisitados por universidades de língua inglesa ganha as páginas da nova edição da revista Darcy. Estamos falando de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e escritor de Pedagogia do oprimido. Lançada nesta segunda-feira (25), a Darcy 26 está disponível gratuitamente para leitura on-line ou download.

 

>> Leia a edição 26 da Darcy

 

Um vasto panorama sobre as marcas deixadas pelo educador pernambucano é apresentado nesta edição em três reportagens do Dossiê dedicadas à vida, ao legado e às aplicações do pensamento freiriano em iniciativas da Universidade de Brasília. O protagonismo dos aprendizes na construção do conhecimento, como preconizou o pedagogo, destaca-se neste número: os graduandos em Jornalismo Bianca Mingote, Isabel Nascimento e Robson Rodrigues assumem a autoria do Dossiê, em parceria com jornalistas da Secretaria de Comunicação.

 

A experiência de Angicos, que ganhou fama internacional após a aplicação do método Paulo Freire na alfabetização de 300 adultos em 45 dias, não ficou de fora. O Ensaio Visual traz fotografias e slides que retratam o trabalho realizado, em 1963, na pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte. E para compreender mais sobre as premissas pedagógicas do educador, a seção A Última Flor é dedicada às diferenças entre letramento e alfabetização.

 

“A Darcy 26 é um convite para que o leitor conheça o legado desse brasileiro celebrado e reconhecido mundo afora, dada a grandiosidade e riqueza de sua produção intelectual”, destaca a jornalista da Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade de Brasília e editora da revista, Vanessa Vieira. “É uma honra para a Darcy comunicar ideias de uma proposta educativa cujo cerne é o diálogo, a construção crítica do conhecimento, o protagonismo e emancipação dos sujeitos”, completa.

 

“As heranças do pensamento freiriano apontam caminhos para promover uma comunicação crítica e transformadora. Esta é perspectiva preconizada pela Darcy, que tem ampliado cada vez mais o diálogo com seu público e consolidado sua missão de democratizar o acesso à ciência”, pontua Serena Veloso, jornalista da Secom e também editora do número 26.

 

EM DESTAQUE – A reportagem Assédio se combate a todo momento, da jornalista Thaíse Torres, aborda pesquisas e iniciativas da UnB dedicadas a fortalecer o diálogo e o respeito na promoção de ambiente laborais e de aprendizagem mais humanos e acolhedores. A temática foi reconhecida como urgente pela Convenção nº 190 da Organização Mundial do Trabalho (OIT), publicada em junho de 2021.

 

Integram esta edição três artigos da seção Diálogos. Em Freire está entre nós, a reitora Márcia Abrahão destaca elos do protagonismo da UnB com o legado freiriano. A decana de Extensão, Olgamir Amancia, e a docente da Faculdade UnB Planaltina (FUP) Rosylane Vasconcelos falam sobre Extensão e comunicação: pontes para o diálogo entre universidade e sociedade. O resgate histórico de honraria póstuma concedida pela Universidade ao pedagogo é contado por Carmenísia Jacobina, professora aposentada da Faculdade de Educação (FE), em Conexões com Paulo Freire: nosso Doutor Honoris Causa.

 

CONTEÚDO MULTIMÍDIA – Em parceria com a revista Darcy, a UnBTV produziu a série Memórias sobre Paulo Freire. São seis episódios com relatos de personagens que conheceram o pedagogo de perto ou são estudiosos de sua vida e sua obra.

 

O conteúdo pode ser assistido pelo canal da UnBTV no YouTube. Os entrevistados são: o médico Geniberto Campos; a professora aposentada da Faculdade de Educação da UnB Maria Luiza Pinho; a professora e cidadã honorária de Brasília Maria Madalena Tôrres; o educador e biógrafo de Paulo Freire, Sérgio Haddad; a professora emérita da USP Lisete Arelaro; o professor emérito da UnB Venício Lima.

 

A homenagem da Darcy e da UnBTV a Paulo Freire soma-se a outras iniciativas realizadas pela UnB em reconhecimento às contribuições do pensador para a educação brasileira. Entre elas, a Semana Universitária, realizada em setembro e outubro, com temática dedicada ao centenário de Freire.

 

DARCY NAS ESCOLAS – Além de presentes nas páginas da Darcy 26, as convicções freirianas têm ecoado em ações promovidas por meio do Projeto de Extensão da Revista Darcy. Iniciado em 2021, a iniciativa agregou estudantes de Jornalismo da Universidade nos processos produtivos da revista, como é percebido nas reportagens desta edição assinadas pelos acadêmicos.

 

O projeto também aproxima a revista da comunidade escolar. Parceria com o Centro Educacional 104 do Recanto das Emas tem proporcionado o uso da publicação como material paradidático entre alunos de ensino médio. E para fortalecer o diálogo sobre os conteúdos da publicação, este ano a Darcy realizou dois webinários destinados à comunidade do CED 104 e ao público em geral. As atividades tiveram ampla participação dos secundaristas e de discentes universitários.

 

>> Conheça o Projeto de Extensão da Revista Darcy

 

“O retorno à origem extensionista da revista Darcy é uma reafirmação de seu propósito editorial, levar ciência e cultura para o debate qualificado entre os jovens. Assim, estimula entre as novas gerações o interesse e o respeito pelo conhecimento, entendido como instrumento de aperfeiçoamento humano e social”, comemora o secretário de Comunicação Paulo Schnor.

 

O secretário destaca o potencial de contribuição da nova edição da revista. “Conhecer e refletir sobre Paulo Freire, dialogando a respeito do conteúdo disponibilizado pela mais recente edição da revista Darcy, emula um processo dialético que poderá em sua síntese inaugurar novas perspectivas aos estudantes, suas famílias, seus professores e também para todos nós que compartilhamos desse trabalho.”

 

A REVISTA – Publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília, a Darcy é produzida pela Secretaria de Comunicação (Secom/UnB). Em decorrência da pandemia da covid-19, a publicação está sendo veiculada apenas no formato digital.

 

Informe-se e compartilhe conteúdo de qualidade com a revista Darcy. Boa leitura!

 

Confira vídeo da série da UnBTV Memórias sobre Paulo Freire:

 

Leia também:

>> Reitoria discute retorno ao trabalho presencial com diretores

>> UnB amplia para para venda de 17 apartamentos

>> Revista Darcy ganha destaque com publicação de artigo em coletânea internacional

>> UnB ocupa 7ª posição entre as federais, aponta ranking THE

>> Servidores do Decanato de Extensão participam do Diálogos com a Reitora

>> Pesquisadoras da UnB registram onça-pintada no Parque Nacional de Brasília

>> UnB recebe sugestões da comunidade acadêmica LGBTQIA+ em conferência on-line 

>> Consuni cria Câmara de Direitos Humanos da UnB

>> Comissão do Plano Diretor discute integração do campus Darcy Ribeiro

>> Estudo prevê sobrecarga de atendimentos de saúde mental acumulados pela covid-19 no Brasil

>> Guia orienta docentes na promoção de acessibilidade no ensino remoto

>> SIG-UnB conta com dois novos módulos

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave