INFRAESTRUTURA

Grupo irá orientar a preparação de documento para guiar planejamento e gestão territorial do campus alinhados às necessidades de sustentabilidade e mobilidade

A comissão responsável por elaborar uma proposta de Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro se reuniu na última quarta-feira (13) para discutir a articulação e integração dos espaços. O grupo passará a se encontrar semanalmente para definir as linhas do edital de estudos técnicos-científicos que subsidiarão a proposta. Ainda sem data, a chamada será lançada pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) da Universidade de Brasília (UnB). A comissão tem um ano para entregar o documento, que será submetido para contribuições das unidades acadêmicas e administrativas e aprovação do Conselho de Administração (CAD).

A reitora Márcia Abrahão destacou a importância de ter um grupo representado por diversas áreas do conhecimento e com olhares múltiplos, já que a comissão vai ajudar a desenhar as diretrizes de como deverá ser a ocupação e a construção dos espaços na UnB nos próximos anos. “A comissão tem um papel fundamental para a nossa Universidade, que vai fazer 60 anos no ano que vem, e não tem um Plano Diretor aprovado de acordo com o que determina o Regimento e o Estatuto da UnB”, disse.

Em sua apresentação, o professor emérito Frederico Holanda, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB), propôs o que chamou de “desnaturalização do olhar sobre o espaço”, questionando as construções e espaços que formam o cenário do campus Darcy Ribeiro. “Há muitas fachadas cegas que tornam o ambiente frio e isolado, além das grandes distâncias e espaços vazios. Sei que são ideias controversas, mas que chato seria o mundo se não fosse a controvérsia”, disse Holanda.

A professora do Departamento de Ecologia da UnB Mercedes Bustamante falou sobre a importância de existirem espaços verdes que funcionem como espaços de conservação da biodiversidade. “Esse é um ponto importante para a gente discutir, pensando inclusive no próprio papel do campus, como uma ilha de conservação que se conecta em outras ilhas”, disse a professora.

Para a professora da FAU/UnB Luciana Saboia, é fundamental retomar a conexão entre o projeto político pedagógico da Universidade e suas construções. “O que me preocupa muito são as diretrizes abstratas, como uma das novas normativas que diz que se tiver dez metros de afastamento tudo pode”, ilustrou a professora.

O professor emérito da FAU/UnB José Carlos Córdova Coutinho ponderou que é natural que outras ideias e narrativas surjam com o passar dos anos. “Nós não podemos implodir o campus para fazer o campus do nosso sonho. Vamos aprender todas essas lições dentro de um espírito flexível, dentro de limites conceituais, teóricos, éticos e dar oportunidade às gerações futuras. Cabe a essa geração que aí está empunhar esse bastão e criar a marca própria do seu pensamento”, pontuou.

A comissão é composta por 11 professores de diferentes departamentos, dois professores eméritos, pelo secretário de Meio Ambiente (Sema/UnB), Pedro Zuchi, e pelo representante do Ceplan/Infra/UnB. A proposta servirá como instrumento de planejamento e gestão territorial, arquitetônica, urbanística e paisagística do campus.