ORGÃOS COLEGIADOS

Na mesma reunião, o auditor-chefe Abimael Costa foi reconduzido ao cargo

Em reunião presidida pela reitora Márcia Abrahão, Relatório de Gestão referente ao exercício de 2021 foi apresentado pela decana do DPO, Denise Imbroisi (dir.), e teve relatoria do diretor da FCE, João Paulo Chieregato. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (14) o Relatório de Gestão relativo ao ano de 2021. O documento, de 186 páginas, apresenta as ações adotadas pela UnB durante todo o ano passado em diversas áreas, como excelência acadêmica, internacionalização, graduação, gestão orçamentária e financeira, entre muitas outras.

 

O relator João Paulo Chieregato, diretor da Faculdade UnB Ceilândia, ressaltou que o relatório mostra uma visão clara para a sociedade de como a Universidade atuou em 2021. “Demonstrando seu desempenho e suas perspectivas no contexto de seu ambiente e permitindo a produção de significativo valor público em curto, médio e longo prazos, além de demonstrar grande comprometimento com a sociedade e com a qualidade de suas entregas sempre justificando os resultados alcançados em face dos objetivos estabelecidos”, diz o parecer.

 

Apresentado em detalhes pela decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o relatório traz, por exemplo, os resultados alcançados durante o período de pandemia e os reconhecimentos ao desempenho da Universidade por meio de ranking nacionais e internacionais. Mostra ainda conquistas acadêmicas, como as seis teses desenvolvidas na UnB que receberam o Prêmio Capes 2021.

 

A melhoria no Índice de Gestão e Governança (IGG) do Tribunal de Contas da União (TCU) também é lembrada no documento. Em três anos, a UnB passou de 44% no IGG para 82%. Com este número, de acordo com o TCU, a UnB está entre as dez instituições de ensino superior com melhor governança, entre as 378 autoavaliadas.

 

A reitora Márcia Abrahão destacou que os bons números são resultado de esforço coletivo, mas que também não escondem pontos que ainda precisam ser melhorados na Universidade. “Temos consciência dos inúmeros desafios. Não é um relatório ufanista. Reconhecemos nossas forças, mas também reconhecemos nossos desafios. Temos muito a avançar ainda. Sabemos disso e estamos trabalhando para vencê-los”, disse.

 

Para a decana Denise Imbroisi, os resultados positivos da Universidade em 2021 pertencem a todos. “Meus parabéns aos nossos colaboradores de todas as áreas e também ao corpo discente e toda a comunidade acadêmica. É um trabalho que a Universidade tem feito em conjunto. Ela se desafiou e trouxe respostas robustas para a sociedade e para o país”, afirmou.

 

AUDITORIA – Na mesma reunião do CAD, o auditor-chefe da UnB, Abimael Costa, foi reconduzido ao posto por votação unânime e com muitos elogios dos colegas. A melhoria dos números da Universidade nas ações de auditoria interna foi destacada no parecer da professora Ducineli Botelho, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).

 

Durante a gestão do professor Abimael Costa à frente da AUD, a UnB atendeu a 98% das recomendações do TCU e 82,7% das recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Assista à íntegra da reunião:

 

Leia também:

>> Revista Darcy celebra a universidade necessária

>> Faculdade UnB Ceilândia recebe mais um prédio de energia limpa

>> UnB transforma depósito em laboratórios para o Instituto de Física

>> UnB amplia benefícios para assistência estudantil

>> Consuni aprova Honra ao Mérito para cinco egressos

>> UnB recebe Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais

>> Projeto que transforma disciplinas em jogo de RPG ganha prêmio do Sebrae

>> Cepe aprova regulamentação da retomada das atividades presenciais 

>> Pesquisadores buscam aprimorar diagnóstico de doenças oncológicas

>> Ex-aluno da UnB, professor de Física desperta em estudantes o interesse pela Astronomia 

>> Reitora reúne-se com governador Ibaneis Rocha

>> Contabilidade e Finanças da UnB entra no ranking internacional QS

>> UnB vai contratar plano de saúde para servidores

>> Nanossatélite desenvolvido na UnB está em órbita

>> Universidade seleciona 300 monitores para 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.