INOVAÇÃO

Ao visitar o veículo adaptado, comunidade pôde adquirir conhecimentos na área em contato com o mercado de trabalho

O veículo esteve estacionado na Faculdade de Tecnologia para promover capacitações e demonstrações com energia renovável. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Uma parceria entre o Departamento de Ciência da Computação (CIC), a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e a empresa chinesa de tecnologia Huawei levou à Faculdade de Tecnologia (FT) o Road Show ABGD Huawei. Trata-se de uma carreta adaptada como unidade móvel de microgeração de energia fotovoltaica que ficou no estacionamento da FT, no campus Darcy Ribeiro, de segunda-feira (8) até quinta-feira (11). No veículo, foram ofertados para a comunidade acadêmica cursos sobre energia renovável e atividades demonstrativas com uso deste tipo de fonte energética.

A professora do CIC Priscila Solis, envolvida na iniciativa, afirma que o contato de alunos e professores da UnB com associações profissionais é muito importante para aproximar os conceitos teóricos da prática e da realidade de atuação no campo no país: “No caso deste tópico em específico, nos últimos anos tem se avançado na legislação para o uso de energia distribuída e fotovoltaica a nível nacional, e várias concessionárias já estão em processo de adaptação e inclusão desse tipo operação nos seus serviços, o que certamente demandará mão de obra especializada e propiciará o surgimento de empresas especializadas nesse tipo de instalações”, diz Priscila.

INTEGRAÇÃO – Rafael Amaral Shayani é professor do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) e levou a turma de Eletricidade Básica para a exposição. A disciplina, obrigatória para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, aborda as mudanças climáticas. “Todos os alunos precisam utilizar esses conhecimentos de eletricidade para propor soluções de engenharia que ajudem a combater as mudanças climáticas”, afirma Rafael.

O professor afirma que a presença da unidade móvel no campus Darcy Ribeiro ocorreu em um bom momento, no qual os alunos puderam ver na prática iniciativas existentes para a geração de energia limpa. “Sabendo da presença do Road Show, eu conversei com os alunos e falei que ao invés de termos uma aula dentro de sala, iríamos lá conhecer os equipamentos, ver o que é um painel de energia solar e conhecer um ponto de vista diferente, menos acadêmico e mais perto do mercado”, relata o professor.

A presença de eletrodomésticos na unidade móvel de energia fotovoltaica demonstra as possibilidades de uso desse modelo de energia limpa. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Na carreta, havia equipamentos eletrônicos como geladeira, máquina de lavar roupas e uma televisão, todas alimentadas por energia renovável. Os visitantes puderam assistir a uma palestra sobre a visão geral do setor de energias limpas, com destaque para demandas de trabalho que irão surgir. “Sempre que surge uma demanda nova, o mercado precisa de inovação. Quando a gente fala de inovação e eficiência, estamos falando em pesquisa, graduação e pós-graduação”, completa Rafael.

PARCERIA – Desde 2017, a Universidade de Brasília e a Huawei possuem um acordo de cooperação para viabilizar projetos de capacitação e certificação de estudantes e profissionais de tecnologia da informação, bem como para implantação de estruturas de desenvolvimento tecnológico no Brasil. Em 2021, foi firmada outra parceria, possibilitando à UnB fazer parte da ICT Academy, um programa de parceria sem fins lucrativos presente hoje em mais de 20 instituições federais de ensino.

O acordo foi estabelecido entre o laboratório Computer Networks Lab (Comnet), do CIC, e a Huawei Brasil, e resultou, como primeira atividade, na realização de um curso on-line de inteligência artificial no primeiro semestre de 2022. A capacitação foi oferecida a mais de 200 alunos da UnB e externos, e desses estudantes, 40 foram escolhidos para fazer o exame de certificação Huawei Certified ICT Associate-AI de forma gratuita.

A parceria prevê também a participação de cinco alunos de graduação e pós-graduação no programa Seeds for Future, que oferecerá outro curso gratuito em setembro deste ano. Os alunos que se destacarem durante a atividade serão escolhidos para fazer uma viagem para as instalações da Huawei no Brasil ou na China.

*estagiário em Jornalismo pela Secom UnB.