INFRAESTRUTURA

Duas plataformas foram instaladas no acesso principal do prédio da Faculdade de Ciência da Informação

Elevador instalado na FCI proporcionará maior acessibilidade a pessoas com deficiência e necessidades específicas ao transitar pelo prédio. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB


Nesta quarta-feira (10), a UnB inaugurou obra de acessibilidade na Faculdade de Ciência da Informação (FCI). Foram instaladas duas plataformas, sendo uma inclinada, vencendo o desnível da porta de acesso ao térreo, e um elevador para chegar ao mezanino. A reforma adequa o acesso principal da faculdade às normas elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT NBR 9050).

 

O diretor da FCI, Renato Tarciso de Sousa, contou que, por diversas vezes, alunos com deficiência ou necessidades específicas precisavam entrar na faculdade pela Biblioteca Central, pois não conseguiam utilizar a entrada principal e o mezanino, acessados por escadas. “Hoje tenho vontade de procurar essas pessoas e dizer que finalmente isso foi resolvido. Não faria sentido assumir a gestão da direção se não fosse para transformar essa faculdade em um lugar mais inclusivo e igualitário”, afirmou.

 

A reitora Márcia Abrahão também comemorou a inauguração. “Por décadas, tivemos a faculdade nesse espaço sem dar condições para pessoas com mobilidade reduzida chegarem aqui. A demanda por essa obra é antiga e era um desafio, mas finalmente podemos estar aqui para comemorá-la. Temos avançado muito na área de direitos humanos, incluindo a acessibilidade. A UnB está determinada a ser exemplo de inclusão no Brasil”, disse.

Também inaugurada, plataforma foi pensada para favorecer acesso principal à FCI com base nas normas do Comitê Brasileiro de Acessibilidade. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

Para a diretora de Acessibilidade da UnB, Sinara Zardo, o tema deve ser uma preocupação de toda a comunidade da UnB. “A acessibilidade é um direito e vai além das questões arquitetônicas. Felizmente a Universidade avança muito na questão da inclusão.”

 

A obra de adequação, realizada pela empresa Gennesis Engenharia e Consultoria, foi contemplada nos Planos de Obras de 2019 e licitada em 2020. O custo total foi de R$ 200.452,26. O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, ressaltou a ampliação do parque construído, por meio da construção de novos edifícios, e a requalificação dos espaços existentes. “A obra na FCI consiste na possibilidade de acesso, com segurança e autonomia, de toda comunidade acadêmica nas dependências da faculdade.”

 

ACESSIBILIDADE – Em 2019, a Resolução do Conselho de Administração (CAD) 050/2019 aprovou a Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília. A Diretoria de Acessibilidade (Daces) da UnB estabelece políticas constantes de atenção às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas. O objetivo é assegurar a plena inclusão desses estudantes na vida universitária e garantir condições para o desenvolvimento acadêmico por meio da consolidação de uma rede de apoio na Universidade e da segurança de uma prática cidadã.

 

Leia também:

>> UnB lança edital para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior

>> UnB publica edital do XIII Seminário de Extensão Universitária do Centro-Oeste

>> Nova diretoria do Instituto de Física toma posse

>> UnB faz balanço positivo da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Universidade cria Comissão Permanente de Infraestrutura

>> UnB instala postes com botão para comunicação direta com Central de Segurança

>> Grande nome da biologia, Cleber José Rodrigues Alho torna-se professor emérito da UnB

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.