VIGILÂNCIA

Equipamentos ajudam a agilizar atendimento de ocorrências. Dois já estão em teste na BCE e na Faculdade de Educação; ao todo, serão 20 em todos os campi

Mecanismo poderá ser acionado em situações emergenciais. Pilotos estão em teste na BCE e na FE, pontos que integram os corredores de segurança. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília ganhou novos recursos para a segurança da comunidade universitária. Dois postes equipados com botão de segurança foram instalados no campus Darcy Ribeiro, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação direto com a equipe que atua na central de videomonitoramento da instituição. O mecanismo poderá ser acionado a qualquer momento, em situações de emergência que necessitem do apoio de agentes de vigilância da UnB.

 

Os postes estão próximos à Biblioteca Central (BCE) e à Faculdade de Educação (FE) e passarão por um período de teste. Estes dois pontos fazem parte dos corredores de segurança, sistema instituído em 2018 que contempla cinco trajetos nas principais vias do campus, interligando os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante e às L2 e L3 Norte. Os trechos receberam reforço na iluminação e no quantitativo de profissionais de segurança.

 

De acordo com o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, futuramente todos os cinco corredores serão contemplados com os novos equipamentos para que a comunidade universitária se comunique de maneira direta com a equipe de segurança da instituição. Ao todo, serão instalados por todos os campi 20 postes com os botões e sinalizados.

 

“Cada corredor de segurança terá um poste [com o botão]. São espaços que tradicionalmente representam maior risco para nossa comunidade”, explica o vice-reitor, que preside o Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança na UnB, instituído no fim de 2017 para o planejamento de ações nessa área.

 

A ideia é que os postes sinalizados sirvam como um ponto de referência para os membros da comunidade universitária e estejam disponíveis para uso, sempre que necessário, em casos de urgência médica, violência, acidente ou outras emergências nos campi.

 

 

>> Acesse informações sobre corredores de segurança e baixe os mapas em alta resolução

 

FUNCIONAMENTO – Os postes com botões de segurança terão uma câmera de videomonitoramento. Ao acionar o botão, o usuário será atendido por meio de um interfone pela Central de Segurança da UnB, que funciona 24h. O profissional que responder ao chamado vai identificar o local de origem da ocorrência, ouvir o relato do usuário e tomar as providências necessárias.

 

“Vamos ter uma câmera focada no botão, para que o vigilante consiga ver o que está acontecendo e acionar a vigilância motorizada”, explica o prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis. “Em poucos minutos a ocorrência será atendida”, completa.

 

Durante o atendimento, o profissional poderá inclusive acionar corpo de segurança externo à Universidade, como Bombeiros, Samu ou Polícia Militar – a depender da situação.

Botão aciona interfone para comunicação com agentes da Central de Segurança da Universidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

Juan Vitor Freire Portela é estudante do curso noturno de Licenciatura em Artes Cênicas, e destaca que a sensação de segurança na Universidade varia de acordo com o horário. “Eu venho de dia justamente por conta da questão da segurança. Cheguei a pegar aulas à noite e é outra coisa”, conta o estudante.

 

Por isso, ele avalia que a iniciativa do botão de segurança é positiva. “É uma boa proposta, achei interessante. Tudo depende do uso que as pessoas vão fazer desse mecanismo, se elas fizerem um uso inteligente e consciente, vai funcionar”, conclui Juan.

 

REFORÇO – A proposta de implantação dos botões foi apresentada ao Comitê de Segurança pela Diretoria de Manutenção, Reparos e Transportes (Dimat), e os equipamentos foram produzidos com uso de materiais e mão de obra da própria Universidade. “Utilizamos equipamentos que já tínhamos, não tivemos um real de custo para a Universidade, só a pintura [do poste]”, detalha o servidor da Dimat Igor Luiz.

 

Ele explica como surgiu a ideia de adoção do mecanismo: “Em situações de emergência, muitas pessoas não sabem o que fazer. Se um segurança estiver próximo à pessoa, talvez ela vá até ele, mas se for em alguma circunstância em que a pessoa não possa encontrar um representante da Universidade, a ideia desse botão é permitir que ela seja amparada”, afirma.

 

A iniciativa reforça outros equipamentos de segurança da Universidade, que conta com 480 câmeras de videomonitoramento distribuídas nos quatro campi e hospitais veterinários da UnB.

Câmeras de videomonitoramento também estão espalhadas pelos campi e auxiliam no trabalho da equipe de segurança. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

O vice-reitor afirma que, além dos botões, também foram instaladas câmeras de longo alcance em todos os corredores de segurança e nas entradas do campus Darcy Ribeiro. Os equipamentos já estão em funcionamento e conseguem captar imagens de todas as vias.

 

“Outra grande novidade é a instalação de câmeras de vigilância em todos os pontos de ônibus que ficam dentro do campus Darcy Ribeiro”, acrescenta Enrique Huelva. “Pontos de ônibus são espaços urbanos muito frágeis, suscetíveis a problemas de segurança porque as pessoas estão paradas, distraídas e podem ser alvos fáceis. Por isso decidimos instalar esse reforço de segurança”, completa.

 

As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas pela sala de controle e videomonitoramento da Universidade, nas 24h diárias, sete dias por semana. Além disso, os estacionamentos mais movimentados são equipados com cadeiras de observação com presença de vigilantes.

 

>> Confira também: UnB capacita agentes de segurança nos quatro campi

 

Toda ocorrência ou situação de potencial perigo deve ser informada à Central de Segurança da UnB, por telefone, nos números a seguir, a depender do campus. Os telefones recebem chamadas 24h, todos os dias da semana:

 

- Campus Darcy Ribeiro: 3107-6222;

- Faculdade UnB Ceilândia (FCE): 3107-8423/8432/8403;

- Faculdade UnB Gama (FGA) 3107-8905;

- Faculdade UnB Planaltina (FUP): 3107-8215/8218.

 

Leia também:

>> Grande nome da biologia, Cleber José Rodrigues Alho torna-se professor emérito da UnB

>> Unidades administrativas, institutos e faculdades receberão cadeiras de rodas

>> Simpósio aponta futuro promissor para estudos de cirurgia robótica na UnB

>> Inscrições abertas para a Semana Universitária de 2022; confira programação

>> Gratuitos e abertos para todos: saiba como participar de cursos e eventos de extensão da UnB

>> Dia da Família na Ciência fecha a 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Atrações da SBPC Cultural encantam público com muita arte e entretenimento

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.