COMUNIDADE

Trágica perda de Louise Ribeiro motiva publicação de cartas e propostas de combate à violência

 

A comunidade da Universidade de Brasília segue dando mostras de determinação no combate à violência contra a mulher. Além de numerosas mobilizações em repúdio ao assassinato da estudante de Ciências Biológicas Louise Ribeiro e do anúncio de medidas para melhorar a segurança e a convivência no campus, unidades acadêmicas têm se pronunciado.

Entre as manifestações está a organizada pela Faculdade de Comunicação, que enviou carta à administração superior com sugestões de medidas para evitar novos casos de agressão a mulheres. O documento propõe ações como a inserção do tema violência de gênero na campanha de boas vindas a calouros e a realização de audiência pública sobre a questão.

As propostas são assinadas por 120 docentes de todas as áreas de conhecimento e recebem o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (Geppherg/FE) e dos núcleos de Estudos Afro Brasileiros (Neab/Ceam) e de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp/Ceam).     

O colegiado de Saúde Coletiva da UnB Ceilândia também publicou nota contra o feminicídio na UnB. O texto relata o choque ocasionado pelo crime e defende a luta contra o machismo. “Em espaços de ensino, cabe-nos contribuir para o fim dessa realidade”, traz trecho da publicação.     

Confira na íntegra de cartas divulgadas por unidades acadêmicas:

Nota contra o feminicídio na UnB – Saúde Coletiva / FCE

Carta à Administração Superior