ÓRGÃO COLEGIADOS

Conselho de Administração também debateu documento que pretende modernizar a gestão patrimonial da Universidade com o estabelecimento da Associação de Compossuidores

Com participações presenciais e on-line, CAD instala comissão, derivada do Comitê Consultivo Permanente de Infraestrutura, para contribuir na gestão da infraestrutura da Universidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília decidiu transformar o Comitê Consultivo Permanente de Infraestrutura, criado em 2021, em Comissão Consultiva Permanente de Infraestrutura, vinculada ao CAD. A comissão irá assessorar o conselho e a reitora em diferentes aspectos da gestão da infraestrutura da UnB, acompanhar a execução do Plano de Obras e submeter relatório anual à apreciação dos conselheiros. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (4), no Auditório da Reitoria, com participantes on-line.

“O comitê que foi instituído ano passado vem atuando com bastante frequência e zelo sobre a questão da infraestrutura, que é um problema sério. Temos vários prédios com manutenção muito alta, prédios novos, todo um contexto de atuação que afeta as atividades e o cumprimento dos objetivos da Universidade”, disse o parecerista, professor da Faculdade de Tecnologia (FT) Eraldo Matricardi.

A reitora Márcia Abrahão lembrou que esta é mais uma ação para a melhoria da infraestrutura da UnB e para ampliar a transparência dos atos de gestão. “O Comitê Permanente de Infraestrutura funciona muito bem há mais de um ano. Nós temos tido resultados excelentes”, afirmou.

A comissão será presidida pela reitora e composta por mais 14 membros, entre representantes da administração superior e da comunidade acadêmica, aprovados pelo CAD. O auditor-chefe, o procurador-chefe e a ouvidora da UnB serão obrigatoriamente convidados a participar das reuniões mensais.

CONDOMÍNIO – Durante a reunião, os conselheiros debateram, ainda, a minuta de resolução que propõe modernizar a gestão dos imóveis residenciais da UnB com a criação da Associação de Compossuidores, semelhante aos condomínios existentes em edifícios residenciais. A medida pretende trazer mais agilidade na manutenção básica das edificações e dar maior autonomia aos moradores para resolver questões cotidianas.

A Universidade continuará responsável por obras de reformas ou acréscimos relacionados à estrutura integral do imóvel; pintura das fachadas, das instalações e das dependências de uso comum, empenas, poços de aeração e iluminação, bem como recuperação e modernização das esquadrias externas; obras estruturais e as destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício; e recuperação e modernização de elevadores. A proposta foi discutida com os moradores em alguns momentos neste ano e em anos anteriores e retornará ao CAD na próxima reunião.

TAXAS – Após sete anos, as taxas dos serviços prestados pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) foram reajustadas em 12,3%. “Se o reajuste fosse aplicado de acordo com a inflação acumulada no período, entre 2015 e 2022, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os valores seriam reajustados em 55,18%. Teríamos taxas que passariam de R$ 71 para R$ 110,17, por exemplo. Nós fizemos uma opção bastante inferior ao IPCA”, explicou Mariana Guerra, vice-diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), que leu o parecer da relatora Ducineli Régis Botelho.

A SAA também passará a cobrar taxa para revalidação de diploma médico dos aprovados pelo Programa Revalida. Das 41 instituições aptas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a revalidar o documento, a UnB efetuou quase 50% das revalidações do último processo, em 2021. “É um orgulho para nós. Dos quase 3.917 médicos aprovados, 1.765 solicitaram diploma na UnB, mas isso ocorreu principalmente porque a UnB foi a única instituição que não cobrou taxa pela revalidação”, contou o secretário de Administração Acadêmica, Henrique Melo.

Assista à integra da reunião: