SEREX

Evento acontece na Universidade de Brasília entre os dias 7 e 9 de novembro de 2022. Interessados podem participar como expositores e ouvintes

UnB sediará o XIII Serex, que trará ao debate as contribuições da extensão para a formação universitária. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília vai sediar, entre os dias 7 e 9 de novembro de 2022, o XIII Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex). O evento vai promover o debate sobre as práticas de extensão universitária entre as instituições públicas e privadas da região. O tema desta edição, que retorna ao formato presencial, é A extensão como meio para formação universitária socialmente referenciada.

Na última quarta-feira (3), foram publicados dois editais: um, o Edital n. 10/2022, para a seleção de propostas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da Região Centro-Oeste, e outro – o Edital n. 11/2022, interno – para os extensionistas da Universidade de Brasília. As propostas podem ser submetidas até 11 de setembro.

O XIII Serex vai reunir docentes, discentes, técnicos, gestores das instituições de ensino superior e público interessado com o intuito de promover, ampliar, aprofundar e avaliar o debate sobre a extensão universitária. A programação será divulgada em breve.

>> Veja os editais completos

EDITAL PARA ESTUDANTES DA UnB – O edital interno vai orientar a seleção de propostas de extensionistas da UnB. Ele é voltado para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UnB, integrantes de projetos ou programas de extensão institucionalizados no Sigaa. Serão selecionados até 15 trabalhos para apresentação, sendo dez na modalidade Pôster e cinco na modalidade Comunicação Oral. Para se inscrever, o estudante deve enviar o resumo expandido do seu trabalho para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto UnB – Proposta XIII Serex.

EDITAL PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES – O edital externo foi publicado pela UnB para orientar a seleção de trabalhos por outras instituições. É de responsabilidade dos decanatos de Extensão e das pró-reitorias de Extensão e Cultura de cada IES a divulgação e mobilização da comunidade acadêmica para participação no evento, a avaliação e a seleção interna dos trabalhos que serão inscritos no XIII Serex.

Cada instituição pode selecionar até 15 trabalhos – dez na modalidade Pôster e cinco na modalidade Comunicação Oral. Depois dessa seleção, a proposta deve ser submetida via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os trabalhos selecionados deverão ter como tema extensão universitária e se enquadrar em umas áreas temáticas presentes no edital, como educação, comunicação, cultura e arte, além de áreas especiais como a inserção curricular da extensão.

Independentemente da modalidade do trabalho, a seleção deve ser realizada a partir da análise de requisitos formais e de conteúdo do resumo expandido, que deve ser elaborado conforme os modelos disponibilizados pela UnB. Os resumos que não seguirem o modelo do Anexo II do edital serão desclassificados.

INSCRIÇÕES – Além das inscrições como expositores, enviadas por e-mail pelas IES diretamente para a organização do evento, os interessados podem se inscrever como ouvintes. Essa inscrição é feita individualmente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

>> Saiba como participar de eventos de extensão na UnB

Em todos os casos, o DEX/UnB vai emitir certificados para todas as modalidades de participação no evento.

RESULTADO – O resultado provisório da análise será publicado na data provável de 26 de setembro. A IES terá dois dias úteis para recorrer do resultado preliminar, mediante envio de arquivo com as correções realizadas e justificativa para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado definitivo será publicado na data provável de 3 de outubro.

Os resumos expandidos aprovados farão parte dos anais do evento, que serão publicados em formato digital no site do XIII Serex em até 45 dias após o término do evento.