INFRAESTRUTURA

Obra para facilitar acesso da comunidade tem a previsão de ficar pronta em quatro meses

A reitora Márcia Abrahão destacou a acessibilidade como uma das prioridades do Plano de Obras da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Para fortalecer ainda mais o compromisso com a modernização e a acessibilidade na Universidade de Brasília, a reitora Márcia Abrahão celebrou nesta sexta-feira (9) a assinatura do contrato para instalação de plataforma vertical na Faculdade de Educação (FE). A obra facilitará o acesso entre térreo e piso inferior. A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Reitoria.

A diretora de acessibilidade da UnB, Sinara Zardo, comemorou a obra, que contribui para a consolidação da Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília. “É mais uma ação que vai garantir o direito de participação das pessoas com deficiência e o exercício da cidadania. Essa é a nossa proposta enquanto universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, afirmou.

Márcia Abrahão parabenizou o trabalho da Diretoria de Acessibilidade (Daces), que tem contribuído para que a UnB seja exemplo entre as universidades brasileiras. A reitora traçou um histórico sobre a construção da Política de Acessibilidade, iniciado em 2017, e lembrou de avanços recentes, como a instalação de plataformas na Faculdade de Ciência da Informação (FCI) demanda de décadas da comunidade acadêmica , e as obras em calçadas realizadas no último ano.

“Esse tema não está apenas no nosso Conselho de Administração, mas na nossa Comissão Permanente de Infraestrutura. Estamos nos esforçando frente aos desafios orçamentários para que seja cumprido nosso Plano de Obras conforme as prioridades, sendo as primeiras acessibilidade e segurança”, afirmou a reitora.

A vice-diretora da FE, Danielle Xambregas, destacou que a instalação da plataforma de acessibilidade significa a garantia de direitos. “A educação como direito de todos, como exercício da cidadania, e trazendo, portanto, a garantia de recursos que possam promover o maior acesso a esses estudantes na nossa faculdade. Obrigada, reitora. É uma alegria muito grande.” A vice-diretora enalteceu o trabalho da Daces e da professora Sinara Zardo.

Equipes da UnB e da empresa contratada para as obras na FE. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A obra tem duração prevista de quatro meses e será executada pela empresa Aparelhos de Transporte Inteligente LTDA (ATI), no valor de R$ 97 mil.

“Será uma intervenção em uma edificação histórica da UnB. Portanto, não é uma obra simples do ponto de vista técnico. Além de tudo, é uma obra de extrema importância para a nossa comunidade. Não é apenas um equipamento que será instalado, é a garantia de acesso para as pessoas que frequentam o espaço”, reforçou o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias.

“Somos uma universidade enorme, de grandes números, mas que sempre teve cuidado com cada pessoa. Iremos cobrar bastante, pois essa é uma obra com muito significado e que é muito necessária. E nada mais simbólico do que trazer acessibilidade para a Faculdade de Educação, que é uma das primeiras da UnB desde sua criação”, comemorou a reitora.

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, participou da cerimônia.