GESTÃO

Parlamentares reforçam a importância da Universidade para a sociedade e para o desenvolvimento do país

O Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal votou, em 27 de fevereiro, o projeto de lei que destina crédito suplementares para a UnB. Foto: Carlos Gandra/CLDF

A Universidade de Brasília vai receber R$ 3,525 milhões para reparar danos provocados pelas fortes chuvas que alagaram parte do subsolo do Instituto Central de Ciência (ICC), em 9 de fevereiro. O recurso será usado para a aquisição de equipamentos do Instituto de Física (IF) e apoio a projetos de pesquisa. O PL nº 953/2024, que trata do crédito suplementar, foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no fim do mês de fevereiro. Ainda falta a sanção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

O recurso foi destinado após a reitora Márcia Abrahão se reunir com o Colégio de Líderes da CLDF, em 19 de fevereiro. Na ocasião, ela solicitou apoio da Casa para o Instituto de Física, unidade mais prejudicada pelo alagamento. Márcia Abrahão também pediu que o Legislativo articule junto ao governo local a ampliação da drenagem na Asa Norte para evitar alagamentos e prejuízos à UnB, à cidade e ao Distrito Federal.

Acompanharam a reitora o assessor estratégico do Gabinete da Reitoria, Benny Schvarsberg, e o diretor do IF, Olavo Leopoldino, que estimou um prejuízo de R$ 3 milhões. “A Física possui atualmente um parque tecnológico que vale cerca de R$ 50 milhões, nem todos os equipamentos foram danificados. Mas temos equipamentos que sofreram contato direto com a água e indireto com a umidade”, explicou o diretor ao Colégio de Líderes.

“Agradeço pela articulação que o deputado Gabriel Magno (PT), nosso egresso da Física, fez para que o Colégio de Líderes nos recebesse e pelo apoio do presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), que logo pôs a UnB como uma prioridade no plenário. Agradeço também a todas as deputadas e todos os deputados que aprovaram o PL e destinaram recursos para que a gente possa mitigar os prejuízos provocados pelas chuvas”, destaca a reitora.

O dinheiro para compor o crédito suplementar é proveniente do remanejamento de emendas parlamentares. Oito deputados destinaram recursos: Gabriel Magno (PT), Fábio Felix (PSol), Jaqueline Silva (MDB), Wellington Luiz (MDB), Max Maciel (PSol), João Cardoso (Avante), Paula Belmonte (Cidadania) e Ricardo Vale (PT).

CLDF – “Fizemos esses esforços junto à CLDF e tivemos sucesso em angariar recursos suficientes para a retomada das atividades, que são de vital importância. Agora, manteremos o diálogo e articulação junto ao governo e à Novacap para melhorar as estruturas da região da Asa Norte”, adiantou o deputado Gabriel Magno, cuja emenda foi de R$ 1 milhão.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz, reforça a relação de colaboração mútua do parlamento distrital com a Universidade. O deputado remanejou R$ 300 mil de emenda para o crédito suplementar. “A UnB é uma das mais importantes instituições, não só de Brasília, mas do Brasil. A gente fica muito feliz em poder participar de alguma maneira. E fazemos o nosso papel de pessoa pública, de cidadão e de filho de Brasília. Pode ter certeza que a Câmara Legislativa sempre estará do lado daqueles que estão do lado da população”, garante.

O deputado Fábio Felix, egresso da UnB, lembra que, nos últimos anos, a Universidade vem sofrendo com sucessivos cortes orçamentários, além de ataques, desqualificando o papel social da instituição. “A nossa emenda de R$ 1 milhão é fruto do esforço do nosso mandato e de outros parlamentares de minimizar os estragos causados pelas chuvas. Agora a luta é para a construção de viabilidade para a retirada dos laboratórios do subsolo”, anuncia. Os laboratórios do Instituto de Física ficam localizados no subsolo do ICC, a reitora Márcia Abrahão vem dialogando com o IF sobre a construção de um novo prédio.

“A emenda que destinamos vai contribuir para a compra e reparo de equipamentos, mas precisamos ir além. Precisamos resolver definitivamente os problemas de infraestrutura da instituição. Projetos como o Drenar-DF são fundamentais para evitar futuros estragos”, avalia o deputado Max Maciel. O parlamentar aportou R$ 200 mil e afirma que a UnB é uma instituição de grande importância para a população do DF, principalmente para jovens da periferia que têm acessado, cada vez mais, a Universidade.

A reitora Márcia Abrahão havia se encontrado com o Colégio de Líderes da Casa para solicitar apoio a fim de recuperar os danos provocados pelas fortes chuvas. Foto: Renan Lisboa/CLDF

O distrital João Cardoso salienta a alegria de contribuir com a Universidade de Brasília. Ele alocou R$ 150 mil de emenda. “Fico muito contente em saber que estamos servindo à UnB com o nosso mandato e com as nossas emendas. Podem continuar sempre contando conosco.”

Já a deputada Paula Belmonte destinou R$ 125 mil para o crédito suplementar. "É com muita alegria que contribuímos com obras de reparo na UnB. Há alguns anos, nosso mandato vem apoiando projetos dessa Universidade que é referência no país, como a construção da creche, o Centro de Pesquisa em Primeira Infância e a nova ala da criança no HUB", destaca a parlamentar.

O deputado Ricardo Vale, cuja emenda foi de R$ 50 mil, lembrou dos sucessivos cortes orçamentários que as universidades federais sofreram nos últimos anos. “Sabemos que há um passivo de desinvestimentos nas universidades públicas. Esses valores destinados pelos parlamentares são uma ajuda emergencial, mas é preciso muito mais. Acredito que esse é apenas um primeiro movimento de apoio da Casa à UnB e que podemos construir mais alternativas de apoio permanente”, complementa.

Os recursos do crédito suplementar vão para o Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPDF), que ficará responsável por elaborar um termo de fomento junto à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para apoio a projetos.

Valor das emendas parlamentares

• Gabriel Magno (PT) destinou R$ 1 milhão