No total, são 2.158 vagas, sendo 2.118 para cursos de graduação presencial e 40 para o curso de licenciatura em Línguas de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua

A Universidade de Brasília divulgou, nesta segunda-feira (15), o edital com a abertura do Vestibular para candidatos que desejam ingressar nos cursos de graduação presenciais no primeiro semestre letivo de 2023. A UnB oferece 2.158 vagas, sendo 2.118 distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina para cursos de graduação presenciais e 40 para o curso de licenciatura em Línguas de Sinais/Brasileira/Português como Segunda Língua.

As inscrições para a seleção ocorrem entre 18 de agosto e 6 de setembro de 2022 pelo site. A taxa de participação é de R$ 147.

Os candidatos devem optar entre um dos três sistemas de acesso disponíveis: Universal, de Cotas para Escolas Públicas e de Cotas para Negros. Para o curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua, haverá, ainda, para cada um dos três sistemas de acesso, reserva de vagas para candidatos surdos ou com deficiência auditiva.

AVALIAÇÕES – A seleção do Vestibular compreenderá a aplicação de provas de conhecimentos e de redação em língua portuguesa. Para os candidatos às vagas do curso de graduação em licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua estarão disponíveis, durante a aplicação, avaliações em língua portuguesa e em língua brasileira de sinais (libras), podendo os candidatos utilizar tanto a versão em língua portuguesa quanto a versão em libras, ou até mesmo as duas versões, conforme sua conveniência.

REQUISITOS – Para participar do Vestibular, é preciso ter concluído o curso de ensino médio ou estudos equivalentes, conforme Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), na data do registro acadêmico on-line na Universidade. Os treineiros devem observar os requisitos descritos no edital.

CRONOGRAMA – As provas de conhecimentos I e II e a prova de redação para cursos de graduação presenciais estão previstas para 26 de novembro e, as provas de conhecimentos III, para o dia 27 de novembro. As avaliações serão realizadas no Distrito Federal e nas cidades de Formosa/GO, Goiânia/GO, Valparaíso/GO e Uberlândia/MG. Já a aplicação da prova objetiva e da prova de redação para o curso de licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua está prevista para o dia 26 de novembro, somente no Distrito Federal.

O resultado final da seleção e a convocação para o registro acadêmico on-line estão previstos para o dia 16 de janeiro de 2023.

CONTATO – Outras informações no site https://www.cebraspe.org.br/vestibulares/VESTUNB_23 ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.

Vestibular: Universidade de Brasília (UnB)
Vagas: 2.158 vagas, sendo 2.118 para os campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina, e 40 para o curso de licenciatura em Línguas de Sinais/Brasileira/Português como Segunda Língua.
Inscrições: 18 de agosto a 6 de setembro de 2022.
Taxa: R$ 147.