ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho Universitário aprovou também a regulamentação de outorga de honoríficos e regimento do Instituto de Letras

Proposta de outorga de título a Ailton Krenak foi aprovada por aclamação pelos conselheiros. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, por aclamação, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao líder indígena Ailton Krenak. O reconhecimento é concedido para personalidades que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. O Consuni aprovou, ainda, nova regulamentação para outorga de títulos honoríficos e o Regimento Interno do Instituto de Letras. A reunião on-line aconteceu na sexta-feira (3).

 

“O Krenak é um filósofo imprescindível para este momento. Ele acrescenta novas ontologias que transcendem a divisão entre a natureza e o ser humano. Quando destruímos a natureza, destruímos o ser humano. E acrescenta novas epistemologias. A Universidade de Brasília se caracteriza pela abrangência epistemológica, em diversas áreas. Eu destaco as línguas e povos indígenas, o nosso Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas”, disse o vice-reitor Enrique Huelva.

 

A proposta de concessão da homenagem foi enviada pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam). Os professores José Geraldo de Sousa Júnior, da Faculdade de Direito (FD), e Vanessa Maria de Castro, da Faculdade UnB Gama, entregaram ao Consuni, com o endosso dos intelectuais Boaventura de Sousa Santos e Marilena Chauí, ambos agraciados com o título de Doutor Honoris Causa pela UnB.

Homenagem a Ailton Krenak foi proposta pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH). Acima, registro da passagem do líder indígena pela Universidade no #Inspira UnB de março de 2020, antes da pandemia. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“Com essa decisão, a Universidade de Brasília honrará a memória de seu fundador Darcy Ribeiro, antropólogo e aliado dos povos indígenas, e fortalecerá a orientação humanista e o espírito democrático desta instituição”, diz o parecer elaborado pela professora Mônica Nogueira, da Faculdade UnB Planaltina. Ailton Krenak esteve na UnB em 2020, e ministrou a aula de boas-vindas, uma das últimas atividades presenciais antes da pandemia.

 

TÍTULOS HONORÍFICOS – O Consuni aprovou a nova regulamentação de concessão de títulos honoríficos referente ao Mérito Universitário, Professor Emérito, Professor Honoris Causa, Doutor Honoris Causa e Medalha de Honra Universitária. O título de Honra ao Mérito tem resolução específica. Uma novidade em relação à regulamentação anterior, que datava de 1987, é que a Medalha de Honra Universitária poderá ser destinada a instituição ou pessoa que contribuiu para a melhoria de ensino, pesquisa, extensão ou gestão da UnB. Além disso, a resolução cria a Comissão Especial de Concessão de Títulos, que fará a análise e o parecer das propostas submetidas. A comissão terá cinco membros e receberá as indicações em fluxo contínuo.

 

As propostas devem ser de iniciativa dos conselhos das unidades acadêmicas. A reitora poderá propor apenas os títulos de Professor Honoris Causa, Doutor Honoris Causa e Medalha de Honra Universitária para membros externos à UnB. As concessões dos títulos terão limites de quantidade. Para Professor Honoris Causa, Doutor Honoris Causa e Medalha de Honra Universitária: duas homenagens ao ano para cada título. Para Mérito Universitário, Professor Emérito e Professor Honoris Causa: no máximo uma homenagem ao ano, para cada título, para cada unidade acadêmica. Para as unidades com cem ou mais docentes em seu quadro permanente, serão permitidas até duas homenagens ao ano para cada título.

 

Propostas para concessão de títulos de Professor Honoris Causa, Doutor Honoris Causa e Medalha de Honra Universitária oriundas dos conselhos das unidades acadêmicas devem ser aprovadas adicionalmente pelos conselhos de no mínimo duas outras unidades.

 

Confira a 489ª reunião do Consuni:

 

Leia também:

>> Informe sobre instabilidade no Sigaa

>> UnB firma acordo com TST para desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial

>> Discentes da UnB organizam congresso que debate impactos da pandemia no futuro da pesquisa

>> Pesquisa investiga manifestações bucais em pacientes que se recuperaram de covid-19

>> Diretoria da SBPC visita UnB para alinhar reunião de 2022

>> UnB volta a ofertar disciplinas esportivas no Centro Olímpico

>> Estudantes devem fazer matrícula em disciplinas de graduação até 6 de dezembro

>> UnB se prepara para retorno gradual e seguro do trabalho presencial em 7 de dezembro

>> Auditoria Interna completa 35 anos de trabalho e zelo pela Universidade

>> UnB publica edital do Vestibular de 2022

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.