PARTICIPE

Voluntários que tiveram a doença são convidados a responder formulário on-line. O objetivo é traçar um panorama dos efeitos causados pelo novo coronavírus

Estudo do Departamento de Odontologia pretende avaliar real impacto das manifestações orais na caracterização da covid-19. Foto: Foto Free

Pesquisadores da Universidade de Brasília estão reunindo, até 21 de dezembro, informações, prestadas via formulário, sobre a prevalência das manifestações orais em pacientes com covid-19. A equipe pretende compreender melhor a doença e auxiliar no monitoramento da pandemia.

O questionário, direcionado a maiores de 18 anos, faz parte da pesquisa observacional Manifestações Orais em Pacientes com covid-19: um Estudo Transversal da População Brasileira, realizada pelo Departamento de Odontologia da UnB. São convidados a participar aqueles que foram infectados pelo vírus Sars-Cov-2 e obtiveram o diagnóstico de covid-19 confirmado por algum tipo de teste.

>> Acesse o questionário da pesquisa

À frente da pesquisa, Larissa Di Carvalho, estudante do sétimo semestre de Odontologia, explica a correlação entre aspectos com os quais a pesquisa pode colaborar. “Frente à rápida velocidade de propagação do vírus, é imprescindível demandar esforços na compreensão da etiopatogenia [estudo das causas das doenças] das manifestações relacionadas à covid-19. Nesse sentido, a identificação inicial e eficiente de sinais e de sintomas é primordial para monitoramento da pandemia.”

Com os resultados, estimados para serem divulgados em meados de 2022, os pesquisadores almejam determinar o real envolvimento de questões do trato oral na caracterização da doença. “Além disso, a possibilidade de reconhecimento dessas desordens bucais pode permitir a identificação e a intervenção no curso da doença de maneira mais efetiva, sobretudo nas localidades em que há restrições no acesso de testagem em massa”, explica Larissa.

A participação na pesquisa é voluntária e sigilosa, ou seja, o respondente não precisa se identificar de nenhuma forma. Antes de iniciar, é necessário concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Uma cópia das respostas e do TCLE é enviada por e-mail.

A duração estimada para o preenchimento do questionário é de dez minutos. As perguntas são objetivas e têm fonte legível, a fim de garantir o conforto ocular do respondente.

VÍNCULO – O estudo é faz parte de um projeto maior, o Covid-19 e Cavidade Oral, criado por pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB. A iniciativa investiga as manifestações orais decorrentes da covid-19.

>> Relembre: Pesquisa conduzida pela UnB analisa manifestações orais relacionadas à covid-19

A professora Eliete Guerra, do curso de Odontologia, está à frente do projeto. Segundo a docente, a pesquisa também “refere-se a um estudo multidisciplinar e multicêntrico” de um projeto denominado Uso de biomarcadores salivares para o diagnóstico de doenças crônicas.

A iniciativa envolve pesquisadores das áreas de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Biologia, vinculados a distintos programas de pós-graduação do Brasil. Há também parcerias com outras instituições, como a Universidade de Paris. “Esse projeto irá propor usar os testes salivares para a confirmação do diagnóstico de covid-19, analisando a detecção de anticorpos na saliva para verificar e monitorar a eficácia das vacina anti-covid-19”, relata Eliete Guerra.

Resultados do projeto foram publicados em periódicos internacionais. Um dos artigos, denominado Oral mucosal lesions in a Covid-19 patient: new signs or secondary manifestations?, foi ao ar no International Journal of Infectious Diseases, e destacou a importância de incluir o cirurgião-dentista na equipe das unidades de terapia intensiva (UTIs) para melhorar a saúde bucal dos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Com o intuito de subsidiar, por meio de evidência científica, os cuidados com a saúde bucal dos pacientes com covid-19, foi realizado estudo de revisão sistemática, intitulado Oral manifestations in COVID-19 patients: a living systematic review. Publicado no Journal of Dental Research, o trabalho concluiu que distúrbios do paladar podem ser sintomas comuns em pacientes com o vírus e que devem ser considerados no início e na progressão da doença.

Ligado à iniciativa, o Laboratório de Ensino e Pesquisa de Histopatologia Oral da FS foi contemplado na Segunda Chamada Prospectiva de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o Combate à Covid-19, que viabilizou a execução de projetos e ações da UnB na temática. Eliete Guerra esclarece que a proposta visou identificar “potenciais biomarcadores salivares que podem ser usados como diagnóstico e monitoramento da doença por coronavírus”.

FUNDO DE DOAÇÕES – Pessoas e entidades da sociedade civil podem financiar iniciativas de combate à covid-19 do portfólio da UnB por meio da destinação de recursos ao fundo de doações. Esta é uma ação do Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

>> Doe para projetos de combate à covid-19 da UnB

Doações podem ser feitas por meio de boleto, depósito bancário, cartão de crédito ou PayPal. O comitê gestor do fundo irá direcionar as contribuições aos projetos, seguindo os critérios de classificação nas chamadas prospectivas de iniciativas contra a covid-19 da Universidade. Para doações em serviços, materiais ou equipamentos, é preciso articular a ação junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.