INGRESSO

Período de inscrições inicia em 26 de novembro. Instituição oferece 4,2 mil vagas para 2022

A Universidade de Brasília (UnB) publicou os editais de abertura das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB) que serão realizadas em 2022. Os documentos foram disponibilizados no site do Cebraspe, em cada subprograma da seleção.

Desta vez, a UnB irá oferecer 4.232 vagas para a terceira etapa do Subprograma 2019, sendo 2.112 oportunidades para o primeiro semestre letivo de 2022 e 2.120 para o segundo semestre letivo de 2022, cujas datas de início o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade ainda não aprovou.

As inscrições para todas as etapas começam em 26 de novembro e vão até 15 de dezembro pelas páginas dos subprogramas. A taxa é R$ 127 e pode ser paga até 6 de janeiro de 2022. No momento da inscrição, os candidatos que irão se inscrever para a primeira etapa (Subprograma 2021), deverão inserir uma fotografia individual, colorida, tirada nos últimos seis meses e com fundo branco, em que necessariamente, apareça a cabeça descoberta e o tronco.

A isenção do pagamento da taxa poderá ser solicitada caso o candidato se enquadre em uma das possibilidades previstas nos editais. Os candidatos da primeira e segunda etapas poderão ser isentos caso sejam hipossuficientes, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e estudantes de ensino médio matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal que comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas até o momento da solicitação de inscrição.

Já para os candidatos inscritos na terceira etapa, as possibilidades de isenção são por meio do CadÚnico, e, ainda, por meio da Lei nº 12.799/2013.

AGENDA – O cronograma da primeira etapa prevê a aplicação das provas de conhecimentos e da prova de redação no dia 20 de fevereiro de 2022. Para a segunda etapa, as avaliações estão previstas para 13 de fevereiro de 2022. Já para a terceira, as provas estão previstas para o dia 30 de janeiro de 2022.

CONTATO – Outras informações no site do Cebraspe ou na Central de Atendimento ao Candidato, de segunda a sexta, das 8h às 19h – campus universitário Darcy Ribeiro, sede do Cebraspe – (61) 3448 0100.

GUIAS – Dúvidas sobre inscrições, provas, critérios de avaliação e acompanhamento do desempenho podem ser sanadas pelos estudantes no Guia do PAS. Para orientar as escolas sobre o funcionamento do processo seletivo, as etapas para homologação das instituições cadastradas no PAS e o boletim informativo sobre o desempenho no programa, também está disponível o Guia do PAS para as Escolas. Ambos os documentos podem ser acessados na página do Cebraspe.

HISTÓRIA – Em 2021, o PAS completa 25 anos. Por isso, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) preparou um conteúdo comemorativo especial: a página pas.unb.br, um repositório histórico sobre o Programa de Avaliação Seriada. Todos os trâmites oficiais do processo seletivo continuarão concentrados na página de acompanhamento de cada subprograma no Cebraspe.