COMEMORAÇÃO

Depoimentos sobre os 15 anos da emissora ressaltaram a memória da jornalista Neuza Meller e a necessidade de democratizar a comunicação

Neuza Meller, ex-diretora da UnBTV que faleceu vítima da covid-19, foi homenageada. Reitora Márcia Abrahão marcou presença na solenidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

A história dos 15 anos da UnBTV foi contada por parlamentares, gestores e profissionais de comunicação em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), presidida pelo deputado Fábio Felix (Psol), na noite desta segunda-feira (22). A jornalista e ex-diretora da emissora, Neuza Meller, que morreu em julho deste ano em decorrência da covid-19, foi lembrada nos vídeos exibidos e nas falas dos convidados.

 

“Mesmo abalada por perdas como a da querida e competente Neuza, a Universidade de Brasília não parou durante a pandemia. As dificuldades orçamentárias também não nos impediram de oferecer à sociedade a pesquisa, o ensino e a extensão de excelência e com enorme compromisso social", afirmou a reitora da UnB, Márcia Abrahão. "A UnBTV tem sido fundamental, se reinventou durante a pandemia e cresceu muito em visibilidade e qualidade da programação. Desejo que continue fazendo comunicação pública, democrática e inclusiva, que é o legado dos nossos fundadores.”

 

O deputado Fábio Félix, autor da homenagem e ex-aluno da UnB, ressaltou a importância da emissora para a comunicação pública e como forma de resistência para uma comunicação plural e diversa. “Quando a gente fala de comunicação corporativa e privada, é importante que a população do Distrito Federal tenha ciência que há uma limitação sobre as verdades que são ditas nos veículos de comunicação privados. Isso pede uma democratização da comunicação”, disse. Ele ressaltou que a UnBTV é parte de uma universidade aberta, plural e que produz conhecimento cotidianamente, além das salas de aula.

Diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas resgatou histórico de desafios para que a televisão universitária viesse ao ar. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

Os 15 anos da UnBTV não acompanham os quase 60 anos da Universidade de Brasília. Essa diferença geracional foi destacada pelo diretor da televisão, Rafael Villas Bôas, que lembrou os 35 anos do Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE) da UnB. “Não é possível explicar que a televisão da Universidade tenha um quarto de tempo a menos sem citar o advento da ditadura, que cerceou as vozes e bloqueou a infraestrutura de comunicação pública no país, enquanto emissoras privadas receberam um grande apoio do governo militar para instalação do seu parque tecnológico”, relembrou. A primeira transmissão da UnBTV foi em 2006, pelo Canal 15 da NET.

 

Nos últimos seis meses, a UnBTV passou a produzir 60% de seu conteúdo. Antes, a televisão produzia 40% e importava o restante da programação. Seu canal no YouTube saltou para quase 60 mil inscritos, atingiu o tamanho da comunidade universitária (estudantes, técnicos e docentes). Os próximos passos incluem um projeto de extensão Escola de Formação da UnBTV – com oferta de cursos em formação audiovisual e capacitação técnica para toda a sociedade –, parcerias com as televisões públicas de outros países, como Argentina, Portugal, Angola e Alemanha, a ampliação da cobertura do DF e a consolidação dos polos da televisão nos campi da UnB.

 

NEUZA MELLER – O trabalho da jornalista Neuza Meller, que dirigiu a UnBTV por dez anos e, mais recentemente, coordenou a equipe de Relações Institucionais, foi homenageado. “A Neuza vai estar sempre conosco e a luta dela será sempre a nossa luta. A comunicação no Brasil é muito restritiva e a legislação, pouco inclusiva”, lamentou o diretor da UnBTV. Em cerimônia no Senado Federal, na comemoração dos dez anos da UnBTV, Neuza Meller defendeu que a emissora deveria estar em canal aberto.

 

Entre os convidados presentes, estavam a deputada Federal Erika Kokay (PT-DF); a presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Cláudia Lemos; o representante da TV Comunitária de Brasília, Agostinho Reis; o chefe substituto da Divisão TV e Rádio Legislativa da CLDF, Flávio Corrêa; o representante da Faculdade de Comunicação da UnB, Elton Bruno.

 

Confira a cerimônia na Câmara Legislativa do DF:

 

Leia também:

>> Em seminário da Fiocruz, reitora defende recomposição de orçamento das universidades

>> Novembro Negro na UnB segue com atividades até o final do mês

>> Observatório da UnB irá monitorar contexto socioeconômico e políticas públicas no DF

>> Faculdade UnB Gama torna-se autossustentável em energia limpa e renovável

>> Estudantes de graduação podem se inscrever em programa de mobilidade virtual até 24 de novembro

>> Ensaio fotográfico de doutorando em Direito ganha prêmio nacional

>> UnB agracia 110 docentes e técnicos com os títulos de Prata e Ouro da Casa

>> Reitoria convida eméritos a participar dos 60 anos da UnB

>> Projeto da UnB com o SES-DF garante direitos sexuais e reprodutivos de mulheres vulneráveis na pandemia 

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencia

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.