CONQUISTA

Trabalho intitulado Quilombismo travesti foi agraciado em encontro da Anpocs. Obra dá visibilidade à população cuja história é, por muitas vezes, apagada

Personagem principal do ensaio fotográfico, Jade é considerada a alegria da comunidade quilombola de Surubiu-Açu, no interior do Pará. Foto: Lourival de Carvalho

 

O doutorando em Direito, Estado e Constituição pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Brasília Lourival Ferreira de Carvalho Neto ganhou o Prêmio Ana Galano de melhor ensaio fotográfico de 2021 no 45º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). O mérito foi concedido pela obra Quilombismo travesti, que retrata, pela etnofotografia, o cotidiano de Jade, travesti e quilombola, na comunidade Surubiu-Açu, na região do Baixo Amazonas, em Santarém (PA).

 

>> Confira o ensaio etnofotográfico

 

“A história de Jade é um testemunho necessário para os nossos tempos. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) estima que a expectativa de vida de uma pessoa trans/travesti brasileira é de 35 anos”, diz Lourival de Carvalho, agradecido pela homenagem.

 

Com 55 anos de idade, Jade trabalha como agricultora, apicultora e pescadora. Seus trabalhos comunitários vão desde a atuação como “consertadeira”, habilidade que envolve técnicas de massagens e reza em machucados musculares, até seu papel junto a uma associação local e como liderança no time de futebol comunitário. A quilombola chega a receber de 15 a 20 pessoas para “puxar/consertar” semanalmente.

 

De costume, acorda às quatro e meia da manhã e gosta de cantar. Sua casa fica de frente para um afluente do rio Amazonas, que encosta na construção durante o período de cheia. Como pescadora, chegou a ficar 30 horas na água na período da cheia do rio.

 

Lourival conta que não foi fácil acompanhar o cotidiano de sua modelo. “Precisava de fôlego e tato para não interferir na produtividade do trabalho dela, que era sempre muito alta em relação aos demais moradores. Jade é descrita como a alegria de qualquer espaço na comunidade. Quase nada inicia sem ela chegar.”

Lourival salienta que, quando criança, a troca de experiências pela oralidade estava sempre presente na família. Foto: Arquivo pessoal

 

TRAJETÓRIA – Lourival iniciou seus estudos no campo de direito, gênero e sexualidades em 2012, durante a graduação no curso de Direito, na Universidade Estadual do Piauí. “Eu acompanhava um caso de uma pessoa trans na família, que envolvia muita dor, e eu próprio vivia um processo entendimento da minha própria sexualidade, como gay”, conta o doutorando.

 

Para ele, a pesquisa foi um espaço importante para ajudar a se encontrar: “Desde as que me tocavam no epitélio mesmo, na família, no movimento e que levei, como forma de pergunta, para o campo do conhecimento”, explica. Na graduação, Lourival realizou pesquisa sobre o direito à educação superior na experiência de pessoas travestis e transgêneros a partir do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (Gptrans).

 

Em 2015, o estudante ingressou no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB (PPGDH) e foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele conta que “a fala, a escrita e a imagem sempre foram linguagens que admirava desde criança” e que essa vivência o inspirou desde então.

 

“No direito, a fotografia não costuma ser explorada. Quando passei a fazer pesquisa de campo em contextos muito específicos, como comunidades rurais e ribeirinhas, por receio de ‘esquecer’ algum registro importante no diário de campo, resolvi fotografar como forma de complementar o material etnográfico e ter um material provisório, antes do texto final, para devolver à população local os registros do trabalho”, explica.

 

PROCESSO – “O projeto do ensaio fotográfico Quilombismo travesti, a meu ver, teve início bem antes da universidade e vai para além dela”, afirma Lourival de Carvalho. O jovem conta que conheceu Jade em 2016, mas que só teve oportunidade de retomar o contato no ano passado. O quilombo Surubiu-Açu, lar da agricultora, apicultora e pescadora, fica a cerca de cinco horas de barco de Santarém (PA).

 

Lourival diz que sempre gostou de conversar sobre o que estudava e que a percepção das pessoas era preciosa. Isso o fez valorizar a troca sincera de experiências, algo que busca retratar em seu ensaio.

 

Para o trabalho premiado, a organização foi feita no próprio quilombo, pouco antes da realização da obra. “Achei importante que os interlocutores e as interlocutoras do trabalho, sobretudo Jade, pudessem partilhar desse momento”, aponta o doutorando.

Jade já passou 30 horas no rio, pescando, durante a época da cheia no afluente do rio Amazonas. Foto: Lourival de Carvalho

 

RECONHECIMENTO – Após concluir os registros, Lourival de Carvalho conta que, junto com outras pessoas do quilombo, armou uma rede de pesca, decorou com girassóis e pendurou as fotos do ensaio com prendedores de roupa, distribuindo-as no final. Tudo aconteceu durante uma partida de bingo comunitário.

 

“Penso que o valor do reconhecimento de dentro, de quem construiu a pesquisa comigo e me ajudou a elaborá-la de algum modo, é o primeiro prêmio”, declara o doutorando. Mesmo assim, diz que “é uma satisfação gigante ligar para Jade e contar o sentido que o nosso trabalho ganhou e, por isso, foi homenageado”.

 

O pesquisador destaca a importância da UnB em sua caminhada, pela abertura da Universidade para que a questão das pessoas travestis quilombolas fosse abordada no estudo. “O Programa de Pós-Graduação em Direito deu um espaço fundamental para pensar o direito pelas perspectivas de gênero e sexualidade não normativas a partir de outros chãos”, afirma. Ele completa: “Senti a importância de ter um tema, uma trajetória e, sobretudo, uma perspectiva plural, tão necessária para nossos tempos, sendo homenageada”.

 

OUTROS PRÊMIOS – Além de Lourival de Carvalho, outros três membros da comunidade acadêmica da UnB conquistaram premiações. O doutorando em Antropologia Marcelo Camargo foi o vencedor do Prêmio Direitos Humanos para papers na categoria GT, com o trabalho Política migratória em São Paulo: haitianos e a história racial da capital.

 

>> Acesse a lista dos premiados

 

Já a docente Carla Teixeira, do Departamento de Antropologia (DAN), recebeu menção honrosa no Concurso Brasileiro Anpocs de Obras Científicas, Teses e Dissertações em Ciências Sociais com o livro Ipea – etnografia de uma instituição: entre pessoas e documentos, escrito junto com o professor Sérgio Castilho, da Universidade de Federal Fluminense (UFF).

 

Soraya Fleischer, também professora do DAN, foi o primeiro lugar na categoria Docente do Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais, com o podcast Mundaréu, coordenado em parceria com Daniela Mânica, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Confira a cerimônia de premiação:

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB agracia 110 docentes e técnicos com os títulos de Prata e Ouro da Casa

>> Reitoria convida eméritos a participar dos 60 anos da UnB

>> Projeto da UnB com o SES-DF garante direitos sexuais e reprodutivos de mulheres vulneráveis na pandemia 

>> Especialistas da UnB analisam a herança da proclamação para a educação brasileira

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> CAD aprova resolução para retorno seguro ao trabalho presencial na UnB

>> Professora da UnB é única cientista brasileira no Painel de Especialistas de Alto Nível de comitê da ONU

>> Equipe da UnB se destaca em torneio mundial de programação

>> UnB assume vice-presidência do Grupo Tordesilhas de universidades

>> UnB melhora em governança e gestão em autoavaliação do TCU

>> Comunidade pode aprender sobre aborto legal e seguro

>> Reitoria lamenta morte do professor Onildo João Marini

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave